Notícias
FICCO
SENAPPEN integra Operação Wyoming comandada pela FICCO/ES
Arquivo SENAPPEN
Brasília/DF, 28/04/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou a Operação Wyoming, deflagrada, na última quarta-feira (23), pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) para desarticular a estrutura de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas com atuação predominante na cidade de Colatina (ES).
A 1ª Vara Criminal do estado deferiu 16 mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Colatina e Serra. As investigações tiveram origem a partir do compartilhamento de provas relacionadas a integrantes de facção. As análises dos dados revelaram um complexo esquema criminoso com foco no tráfico de drogas e violência para domínio territorial, refletindo em elevado número de homicídios.
Na atual fase da investigação, constatou-se que os principais líderes da facção atuante no território capixaba possuem ligação estreita com uma organização criminosa do estado do Rio de Janeiro. A operação contou com o apoio da Polícia Civil e do 8º Batalhão da Polícia Militar atuantes em Colatina.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar