Notícias
FICCO
SENAPPEN integra Operação Rede Fiel comandada pela FICCO/RN
Brasília/DF, 10/04/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participou, nesta quinta-feira (10), da Operação Rede Fiel, comandada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Norte (FICCO/RN). O objetivo da ação foi investigar integrantes de uma Organização Criminosa com atuação no estado envolvidos com tráfico de drogas, roubos, comércio irregular de armas de fogo, crimes esses praticados na sua quase totalidade na capital potiguar.
A partir de representação policial, deferida pela Unidade Judiciária de Delitos de Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte – UJUDOCRIM, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em desfavor de investigados nos municípios de Goianinha, Santa Cruz, Mossoró e Natal.
A investigação revelou ainda que o grupo criminoso utilizava contas de intermediários para ocultar os valores provenientes do tráfico de drogas e armas e contava, também, com a colaboração de motoristas de transporte de passageiros que nos trajetos intermunicipais, faziam as entregas de drogas e pagamentos relativos ao tráfico.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa que reúne diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar