Notícias
FICCO
SENAPPEN integra operação da FICCO que captura último foragido envolvido em atentado contra Policial Penal Federal
Brasília/DF, 10/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou operação deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de São Paulo e Rondônia, nesta quarta-feira (10). Com apoio da Polícia Militar de São Paulo (PMESP) por meio do Comandos de Operações Especiais (COE), a operação resultou na prisão de um foragido da justiça acusado de participar da tentativa de homicídio contra um policial penal federal.
Considerado de alta periculosidade, o homem estava foragido desde julho de 2024, quando aconteceu a Operação Determination, deflagrada pela FICCO/RO, que teve como objetivo desarticular o grupo criminoso responsável pelo atentado. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão contra os suspeitos.
O homem era o último foragido envolvido no atentado contra o PPF. O suspeito está sendo responsabilizado criminalmente por integrar uma organização criminosa e por tentativa de homicídio qualificado. No momento da captura, foi constatado que ele utilizava documentos de identificação falsos, com o claro objetivo de dificultar a ação da justiça e evitar sua responsabilização. As investigações indicam que ele se escondia em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, área conhecida por ser dominada por uma organização criminosa.
Operação Determination
A Operação Determination foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia (FICCO/RO) na manhã do dia 3 de julho de 2024, com o objetivo de desarticular a facção criminosa envolvida na tentativa de homicídio contra um policial penal federal, ocorrida em maio, na cidade de Porto Velho. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Também houve verificação de foragidos e de veículos com restrição de furto e roubo no conjunto habitacional onde a ação foi realizada. A operação contou com o apoio de 110 agentes de segurança pública, incluindo da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar