Notícias
FICCO
SENAPPEN integra operação da FICCO/GO e resulta na prisão de um suspeito
Brasília/DF, 29/08/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou uma operação deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO) que resultou na prisão de um indivíduo foragido do sistema prisional de Pedrinhas (MA).
A ação aconteceu após o compartilhamento de informações entre a Polícia Militar de Goiás, a Polícia Militar do Tocantins, a FICCO/GO e a FICCO/TO. O foragido possuía mandado de prisão com sentença definitiva e é apontado como responsável por diversos crimes contra o patrimônio, conhecidos como “novo cangaço”, tendo participação comprovada em assaltos a bancos nas cidades de Uruçui (MA), Água Branca (MA), Serra Negra (MA), Baião (PA) e Buriticupu (MA).
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar