Notícias
FICCO
SENAPPEN integra ações da FICCO que prendem lideranças criminosas e apreendem mais de 2,4 toneladas de drogas
Brasília/DF, 17/11/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou sete operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO). Ações resultaram em prisões, apreensão de armas de fogo e na desarticulação de esquemas de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Espírito Santo
A FICCO/ES prendeu em flagrante quatro pessoas pelo crime de lavagem de dinheiro, em Linhares (ES) no dia 13 de novembro. Com o grupo foram apreendidos R$ 1.544.000 em espécie, uma pistola calibre 9mm e munições.
A ação ocorreu no exato momento em que a equipe da FICCO/ES visualizou um dos investigados, suspeito de atuar como laranja do esquema criminoso, repartindo o montante com os outros envolvidos. As ações policiais desencadeadas na FICCO são produto de cooperação interagências, com foco na inteligência de segurança pública.
Goiás
A FICCO/GO cumpriu dois mandados de prisão, no dia 15 de novembro, contra um investigado considerado de alta periculosidade durante mais uma etapa da Operação Coalizão Pela Paz, deflagrada pela FICCO/PA. O preso é apontado pelas investigações como integrante de organização criminosa envolvida em tráfico de entorpecentes, extorsões e atentados contra agentes da segurança pública. Ele também seria responsável pelo planejamento e pela coordenação de ações violentas, como incêndios de veículos, danos ao patrimônio, roubos e homicídios.
São Paulo
A FICCO/SP prendeu, no dia 12 de novembro, um homem pelo crime de tráfico de drogas na Rodovia BR-153, no município de Bady Bassitt (SP). Durante a abordagem a um caminhão baú, equipes policiais localizaram na carroceria do veículo diversos tabletes de substância análoga à maconha. A pesagem apontou 1.765 kg do entorpecente. O motorista foi preso em flagrante e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Federal em São José do Rio Preto (SP), onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico interestadual de drogas.
Paraíba
A FICCO/PB deflagrou operação, no dia 11 de novembro, para combater o tráfico de drogas, o comércio ilegal de armas de fogo e a associação criminosa voltada a essas práticas. Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão, expedidos pela justiça, contra integrantes de um grupo criminoso que atuava na distribuição de entorpecentes e na venda irregular de armamentos. A operação ocorreu nas cidades de Brasília (DF), Santa Rita (PB), Esperança (PB), Campina Grande (PB) e Natal(RN).
A ação é um desdobramento da Operação Sol Nascente que revelou a expansão das redes de fornecimento de drogas por indivíduos já investigados e condenados por crimes relacionados à lei de Drogas.
A partir da análise de dados extraídos de dispositivos eletrônicos apreendidos com autorização judicial, foi possível identificar novos integrantes da organização criminosa, responsáveis pela logística de transporte e distribuição de substâncias ilícitas em Campina Grande e em outras localidades.
Paraná
A FICCO/PR prendeu um suspeito por tráfico interestadual de drogas no dia 11 de novembro. A operação foi deflagrada após informações de inteligência repassadas pela própria FICCO, que identificaram o deslocamento de um veículo suspeito entre Foz do Iguaçu (PR) e Campo Mourão (PR). Durante a vistoria no interior do veículo, foram encontrados diversos tabletes de maconha, totalizando 532,8 kg. Também foram apreendidos um aparelho celular e dinheiro em espécie.
A identificação veicular indicou sinais de clonagem, com divergências na numeração do motor em relação à documentação apresentada. O suspeito afirmou que receberia R$ 5 mil para transportar a carga até o estado de São Paulo, alegando desconhecer os demais envolvidos. O preso, juntamente com o entorpecente, o veículo e os demais materiais apreendidos.
Em outra ação conjunta, a FICCO/PR apreendeu aproximadamente 61,4 kg de pasta base de cocaína, 86 kg de haxixe marroquino e 6,2 kg de cocaína pura, além de uma arma de fogo durante abordagem a um veículo. O homem responsável pelo material foi preso em flagrante.
Ceará
FICCO/CE prendeu um homem apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação interestadual, no dia 11 de novembro, em Fortaleza. A captura foi realizada por equipes de segurança que atuam de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado na Região Nordeste. Contra o suspeito havia um mandado de prisão em aberto expedido pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró (RN).
Bahia
A FICCO/BA deflagrou a Operação Jack Point, no dia 13 de novembro, para cumprimento de três ordens judiciais, sendo dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão, pelo crime de homicídio, na cidade de Capim Grosso. As investigações apontam que o detido integra uma facção criminosa. Foram objetos de busca dois imóveis pertencentes ao investigado, sendo um na cidade e um sítio na zona rural. Na ação foram apreendidas uma pistola 9mm, munições, um veículo, um quadriciclo e três celulares.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar