Notícias
FICCO
SENAPPEN e FICCO realizam operações integradas contra o crime organizado em quatro estados
Brasília/DF, 20/02/2026 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou, por meio da atuação da Polícia Penal Federal (PPF), operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em diferentes estados do país, que resultaram em apreensões de drogas, bens roubados e valores movimentados por organizações criminosas.
São Paulo
A FICCO/SP prendeu, nesta quinta-feira (19/02), um homem pelo crime de tráfico de drogas e apreendeu aproximadamente 325 kg de cocaína. O entorpecente era transportado em uma caminhonete que havia partido do Mato Grosso do Sul e tinha como destino municípios do interior paulista.
Goiás
A FICCO/GO, em 18 de fevereiro, participou de uma ação integrada que resultou na prisão de dois integrantes de organizações criminosas em Santa Rita do Araguaia/GO. Eles são preliminarmente apontados como responsáveis por tortura, duplo homicídio e tentativa de homicídio. Durante a operação, foram apreendidas porções de drogas, uma balança de precisão e dinheiro em espécie.
Ainda em Goiás, a força-tarefa também prendeu o autor de um furto a uma joalheria, recuperando três relógios e um colar de ouro subtraídos durante o crime.
Em outra ação conjunta, realizada na madrugada de 13 de fevereiro, foram presos um homem e uma mulher foragidos da Operação Cifra Vermelha, durante abordagem na BR‑414, em Cocalzinho de Goiás. O casal, que integraria o núcleo financeiro de uma facção criminosa, tentou se identificar com documentos falsos, sendo presos em flagrante. As investigações revelam movimentações ilícitas ligadas ao tráfico de drogas, inclusive por meio de contas bancárias abertas em nome dos filhos. A operação já havia resultado no sequestro de mais de R$ 28 milhões e na apreensão de veículos. Os mandados foram cumpridos e os suspeitos permanecem à disposição da justiça.
Paraíba
A FICCO/PB cumpriu mandado de prisão contra um homem que estava foragido desde 2014, após a deflagração da Operação Passaguá, que visava desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas.
No dia 13 de fevereiro, em outra ação integrada, as equipes cumpriram um mandado de prisão expedido pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O suspeito foi localizado em Campina Grande/PB após monitoramento conjunto e troca de informações. Ele foi interceptado em um transporte interestadual na BR‑230, próximo a um posto da polícia.
Ceará
A FICCO/CE, no dia 16 de fevereiro, prendeu em Tianguá (CE), um foragido da justiça com mandado de prisão definitivo expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decorrente de condenação por homicídio.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO de 17 unidades federativas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar