Notícias
BOLSA FORMAÇÃO
SENAPPEN conclui oferta de vagas de capacitação do Pronasci para policiais penais estaduais e distritais
Brasília/DF, 17/01/2025 - O Projeto Bolsa-Formação é parte integrante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). No total, foram oferecidas 63.332 vagas em cursos de ensino à distância (EAD), especialmente desenvolvidos para servidores das áreas de segurança pública, administrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
No âmbito da SENAPPEN, o Bolsa-Formação disponibilizou 7.777 vagas para policiais penais estaduais e distritais. A Escola Nacional de Serviços Penais foi responsável pela habilitação das inscrições e homologação dos pedidos de participação. Por meio da Rede EaD Espen, a SENAPPEN ofereceu dois cursos: Força Penal Nacional: emprego e atuação; e Introdução à Justiça Restaurava: fundamentos básicos para uma nova visão da justiça.
O principal objetivo do programa é capacitar e qualificar os profissionais de segurança pública, contribuindo para a melhoria contínua das ações de segurança em todo o território nacional. Os servidores que concluíram os cursos com sucesso receberam uma bolsa única de R$ 900,00.
De acordo com a diretora da Escola Nacional de Serviços Penais, Stephane Araujo, a participação da SENAPPEN na segunda edição do Bolsa-Formação reforça o compromisso com a valorização e a capacitação dos servidores participantes, pois "a capacitação continuada é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente em um contexto no qual há a necessidade constante fortalecimento e consolidação das competências funcionais", afirma a diretora.
A ESPEN atingiu os objetivos almejados no projeto alcançando 99,45% de aprovação dos servidores aptos à percepção da bolsa. A participação da SENAPPEN no projeto foi efetivada a partir da cooperação direta com os estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Tocantins, por meio da mobilização de policiais penais estaduais que executaram a ação.
A diretora destaca também que "a ESPEN vem atuando fortemente para que a participação dos servidores estaduais e distritais se dê no Projeto, bem como articulou durante 2024 para que mudanças legislativas se dêem visando a participação dos demais servidores que ainda não compõem o público-alvo da ação como Policiais Penais Federais, Especialistas e Técnicos", afirma.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar