Notícias
FICCO
SENAPPEN colabora com a FICCO/RO em operação contra organização criminosa em Rondônia e Amazonas
Brasília/DF, 26/02/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou a Operação Bank II, liderada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RO) na manhã dessa quarta-feira (26). A ação, realizada nos municípios de Porto Velho/RO e Humaitá/AM, tem como objetivo o combate a uma organização criminosa que furtava agências bancárias e lojas. Durante a operação, que se encontra na segunda fase, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão que resultaram em duas prisões.
A primeira fase ocorreu em novembro de 2023, após um furto na Caixa Econômica Federal em Porto Velho. A investigação, nessa época, revelou que o grupo criminoso utilizava ferramentas para arrombar os estabelecimentos. Além disso, constatou-se que um preso, localizado no estado de Mato Grosso, havia recrutado um indivíduo na região Porto Velho apenas para aliciar novos comparsas. Nessa fase, 9 nove pessoas foram identificadas.
Os suspeitos detidos pela Operação Bank II responderão pelos crimes de organização criminosa e furto qualificado mediante arrombamento e concurso de pessoas.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de Policiais Penais Federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar