Notícias
FICCO
SENAPPEN atua em operações da FICCO que resultam na apreensão de 11 toneladas de drogas
Brasília/DF, 17/03/2026 – A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da atuação da Polícia Penal Federal (PPF), integrou diversas operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em diferentes estados do país. As ações resultaram em prisões, apreensão de drogas e no cumprimento de mandados judiciais relacionados a crimes como tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Goiás
A FICCO/GO deflagrou, nos últimos dias, quatro ações em conjunto com outras forças de segurança. Em uma operação realizada nesta semana, foram apreendidas mais de 11 toneladas de drogas ocultas em meio a uma carga de soja, transportada em um caminhão no município de Mundo Novo (MS). Três pessoas foram presas em flagrante.
Em outras três ações, foram apreendidos mais de 120 kg de drogas, além da prisão de dois homens. Já na Operação Contrapreso, deflagrada no Aeroporto Internacional de Goiânia, a FICCO/GO prendeu três pessoas por transporte irregular de medicamentos.
Ainda em Goiás, a força integrada também prendeu um suspeito de tráfico de drogas no município de Rio Verde. A ação foi realizada a partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança atuantes.
Pernambuco
A FICCO/PE prendeu, nesta quinta-feira (12), um homem foragido da Justiça desde 2025 no município de Jequié (BA). A prisão ocorreu em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça estadual.
Ceará
A FICCO/CE deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação Traditori, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, financiamento ilícito de campanhas e outros crimes eleitorais.
Foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva, sendo 05 contra vereadores, e de 30 mandados de busca e apreensão, executados na Câmara Municipal, bem como em endereços residenciais e empresariais dos investigados.
Essas medidas judiciais também incluem o afastamento cautelar de agentes públicos de suas funções, além do sequestro e bloqueio de bens e valores, com o objetivo de interromper o fluxo financeiro da organização criminosa e assegurar a efetividade da persecução penal.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO de 17 unidades federativas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar