Notícias
FICCO
SENAPPEN atua em operações da FICCO e fortalece combate ao crime organizado
Brasília/DF, 22/08/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), integrou três operações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) realizadas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e Sergipe. As ações resultaram em apreensões de drogas, veículos, munições, bloqueio de valores e prisões de envolvidos com facções criminosas e tráfico de entorpecentes.
Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, a FICCO/MS deflagrou a Operação Fruto Envenenado, que cumpriu três mandados de busca e apreensão e bloqueou mais de R$ 2,7 milhões ligados a uma facção criminosa. A principal investigada teria recebido quase R$ 3 milhões entre 2018 e 2022, utilizando contas bancárias e nomes de terceiros para ocultar a origem ilícita dos bens.
Goiás
Em Goiás, a FICCO/GO realizou a Operação Eixo Oculto, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado na distribuição de drogas na capital do estado. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão nos estados de Goiás, Rondônia e Paraíba, com apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás.
Sergipe
A FICCO/SE apreendeu cerca de 7 kg de cloridrato de cocaína no município de Nossa Senhora do Socorro. A ação foi deflagrada após informações sobre a chegada de um carregamento de drogas ao estado. Um dos envolvidos, e reincidente em tráfico de drogas, foi preso em flagrante. No primeiro semestre de 2025, a FICCO/SE já realizou 23 prisões relacionadas a tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e outros delitos.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar