Notícias
FICCO
SENAPPEN atua em conjunto com a FICCO/SP na Operação Latus Actio
Brasília/DF, 25/04/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou, nesta sexta-feira (25), a Operação Latus Actio 3 comandada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (FICCO/SP). O objetivo da ação é reprimir crimes de corrupção ativa e passiva e de participação em organização criminosa.
Com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Corregedoria Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, a operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo André, Mauá e São Paulo, e quatro mandados de prisão preventiva expedidos pela 1ª Vara Criminal de Santo André contra policiais lotados no 6º Distrito da cidade.
Os policiais iniciavam procedimentos de Verificação de Procedência de Informações (VPI) supostamente para apurar a prática de sorteios e rifas ilegais realizados por influenciadores através de suas redes sociais, condutas que poderiam configurar a contravenção penal por exploração de jogos de azar e crimes de estelionato e lavagem de dinheiro. Entretanto, o verdadeiro objetivo era obter vantagem econômica indevida dos suspeitos e seus advogados, argumentando não dar prosseguimento às apurações.
A ação da continuidade às Operações Latus Actio e Latus Actio 2, deflagradas em 2024, quando uma organização criminosa constituída para arrecadar propinas dentro da repartição policial foi identificada, na ocasião um policial foi preso preventivamente e outro afastado do serviço.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar