Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria Nacional de Políticas Penais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Bases Jurídicas e Regimentos
      • Quem é quem
      • Perfis dos Profissionais
    • Ações e Programas
    • e-Agendas
    • Histórico das Agendas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
  • Assuntos
    • >> Notícias
    • Ação de Cidadania em Saúde
    • Atuação Internacional
    • ESPEN - Escola Nacional de Serviços Penais
      • GECC - Gratificação por encargo de Curso ou Concurso
    • FPN - Força Penal Nacional
    • FUNPEN - Fundo Penitenciário Nacional
    • Fundo a Fundo
    • Inteligência Penal
      • FICCO - Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
      • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Mapa das ORCRIMs
      • Operação MUTE
      • PEAIPEN
    • Pena Justa
    • Polícia Penal Federal
    • Projeto Alvorada
    • SINAPE - Sistema Nacional de Alternativas Penais
  • Canais de atendimento
    • Área do Servidor Público
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Centrais de conteúdo
    • Atos Normativos
    • Download Logos
    • Notas Técnicas
    • Revista Brasileira de Execução Penal
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Composição
    • CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
    • Polícia Penal Federal - PPF
  • Serviços
    • Capacitação para Servidores da Execução Penal
    • Depositar valores no FUNPEN
    • Restituir valores do FUNPEN
    • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Perguntas Frequentes - SISDEPEN
      • Retificação
    • Visitar Preso do Sistema Penitenciário Federal
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos >> Notícias Primeiro informe nacional do Pena Justa consolida dados e apresenta resultados iniciais
Info

Notícias

PENA JUSTA

Primeiro informe nacional do Pena Justa consolida dados e apresenta resultados iniciais

Monitoramento, previsto no prazo semestral definido pelo STF, consolidou informações sobre a construção dos mecanismos de governança do plano e testou fluxos de coleta, validação e consolidação de dados
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 12/08/2025 17h25 Atualizado em 13/08/2025 19h48
CAMINHOS_SISTEMA_PENAL_ANTIR_QUALIFICOU_INTRA_1920x1277px.png

Brasília/DF, 12/08/2025 - O primeiro informe de monitoramento nacional do Plano Pena Justa, entregue nesta terça-feira (12) ao Supremo Tribunal Federal (STF), apresenta um panorama inicial com avanços já alcançados e desafios a serem superados ao longo dos próximos três anos. Coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pena Justa é um plano estratégico construído de forma colaborativa com mais de 100 instituições dos três poderes, voltado ao fortalecimento da segurança pública, ao cumprimento da lei e à promoção de dignidade no sistema prisional brasileiro.

O monitoramento, previsto no prazo semestral definido pelo STF, consolidou informações sobre a construção dos mecanismos de governança do plano e testou fluxos de coleta, validação e consolidação de dados. Como as metas do Pena Justa têm aferição anual, o primeiro monitoramento completo será apresentado em fevereiro de 2026. Foram avaliados 338 dos 366 indicadores previstos. No âmbito federal, 12,4% dos 202 indicadores medidos foram considerados implementados.

Segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André Albuquerque, o Pena Justa também ganha novo impulso com a entrega dos planos estaduais e distrital ao STF, cujo prazo também se encerrou nesta terça (12). "Fizemos um importante trabalho de construção de estruturas de governança e de monitoramento neste primeiro semestre, essenciais para que as engrenagens do plano funcionem pelos próximos três anos, à altura do desafio nacional que se impõe ao Pena Justa", afirmou.

Para o juiz Luís Lanfredi, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ),“O primeiro ciclo estabelece a linha de base do plano e mostra onde já temos entregas e onde precisamos ajustar governança, prazos e apoio técnico. Em 2026, teremos um quadro mais completo, com indicadores calibrados à realidade dos estados. Além disso, o monitoramento anual vai conferir as informações a partir de evidências, o que pode resultar em ajustes nos resultados”, destacou.


Acesse aqui o relatório completo de monitoramento

Eixos do monitoramento:

Controle da entrada e gestão de vagas

Em dezembro de 2024, a taxa média de ocupação prisional no Brasil era de 1,35 — ou seja, para cada 100 vagas, havia 135 pessoas privadas de liberdade, com variações significativas entre as unidades da federação. Nesse mesmo período, 27% da população prisional — cerca de 183 mil pessoas — estava em prisão provisória, conforme dados do Levantamento de Informações Penitenciárias da SENAPPEN.

O Eixo 1 do Pena Justa reúne ações para racionalizar a porta de entrada, recalcular e organizar a ocupação das unidades, revisar situações processuais e ampliar alternativas penais. No semestre, 61 dos 65 indicadores previstos foram medidos, com execução média de 35,4% entre os estados. No plano federal, foram aferidos 24 indicadores, dos quais dois foram implementados (8,3%).

As ações voltadas ao redirecionamento da política de drogas para perspectivas de saúde e proteção social avançaram em alguns estados. Entretanto, medidas para ampliar o uso de alternativas à prisão e garantir acesso célere à defesa ainda têm baixa implementação, especialmente em regiões com sobrecarga processual e limitações na rede de assistência jurídica. O desafio está em combinar esforços legislativos, gestão de vagas e articulação entre os entes do sistema de justiça.


Estrutura prisional e serviços

O eixo dedicado à melhoria das condições de custódia e dos serviços nas unidades tem 20 ações e 153 indicadores medidos no semestre. A média de execução estadual foi de 36,5%, e no bloco federal, dos 83 indicadores aferidos, 11 foram considerados implementados (13,3%).

Entre os avanços, destacam-se a qualificação de inspeções judiciais com protocolos adotados em diversos estados e a implantação ou fortalecimento de escolas de formação para servidores penais, presentes em 21 unidades da federação. Também houve iniciativas pontuais em segurança alimentar e em acesso a práticas esportivas, culturais e educacionais.

Persistem, porém, diferenças no alcance de serviços de saúde, na oferta estruturada de atividades laborais e na implementação de espaços adequados de convivência. Há estados sem programas permanentes nessas áreas e outros que concentram as ações em poucas unidades. A consolidação anual deve captar a expansão de convênios e investimentos em andamento.


Processos de saída e articulação pós-cárcere

Com oito ações e 49 indicadores medidos, este eixo apresentou a maior média de execução entre os estados (38,1%). No bloco federal, 31 indicadores foram aferidos e quatro implementados (12,9%).

As medidas tratam de preparar a saída das pessoas privadas de liberdade, articular políticas de assistência social, trabalho e renda, garantir acesso à educação e regularizar pendências processuais. Atualmente, nove estados têm parcerias com instituições de ensino para oferta educacional a egressos, e dez mantêm cooperação com o Sistema S para capacitação profissional. Quatro estados reportaram a existência de cooperativas ou empreendimentos voltados a essa população.

Políticas para não repetição

O último eixo reúne ações para evitar que violações reconhecidas pelo STF se repitam. São medidas transversais, como o enfrentamento ao racismo em todas as etapas do ciclo penal, o fortalecimento das políticas penais e seus orçamentos, o respeito a precedentes judiciais e a padronização de informações para decisões baseadas em evidências.

A média de execução estadual foi de 29,9%, a menor entre os eixos. No âmbito federal, 64 indicadores foram medidos e oito implementados (12,5%). Entre os avanços, todas as unidades da federação que responderam ao monitoramento indicaram possuir Comitês de Políticas Penais formalizados, ainda que nem todos sigam integralmente o Guia de Implementação, especialmente quanto à inclusão da sociedade civil.

Outro destaque foi a criação de Câmaras Temáticas de Justiça Racial em 12 tribunais de justiça. Apesar desses progressos, grande parte das ações ainda depende de ajustes de planejamento, atualização de bases de dados e institucionalização de rotinas de monitoramento.

Valorização das carreiras penais

O plano também prevê medidas para valorização dos servidores penais, reconhecendo que a sobrecarga de trabalho, a carência de condições adequadas e a falta de políticas de cuidado comprometem a execução das atividades e a segurança nas unidades.

Entre as metas, está a instituição da Política de Saúde Integral dos Trabalhadores do Sistema Prisional, ainda não implementada, e a criação de espaços de descompressão em 40% dos estabelecimentos até o final do plano. No primeiro ano, a meta de 10% foi superada por 11 estados.

O plano também prevê ações voltadas à estruturação de carreiras, formas de progressão, formação e adequação de perfil profissiográfico, mas a maioria dessas medidas ainda não foi iniciada na maior parte das unidades da federação.


Divisão de Comunicação da SENAPPEN, com informações da Agência CNJ de Notícias 

imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011

Edifício Sede, 12º andar

Justiça e Segurança
Tags: PENA JUSTASENAPPENMJSPCNJ

Conteúdo relacionado

  • Pena Justa_Informe Primeiro Semestre.pdf
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Bases Jurídicas e Regimentos
      • Quem é quem
      • Perfis dos Profissionais
    • Ações e Programas
    • e-Agendas
    • Histórico das Agendas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
  • Assuntos
    • >> Notícias
    • Ação de Cidadania em Saúde
    • Atuação Internacional
    • ESPEN - Escola Nacional de Serviços Penais
      • GECC - Gratificação por encargo de Curso ou Concurso
    • FPN - Força Penal Nacional
    • FUNPEN - Fundo Penitenciário Nacional
    • Fundo a Fundo
    • Inteligência Penal
      • FICCO - Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
      • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Mapa das ORCRIMs
      • Operação MUTE
      • PEAIPEN
    • Pena Justa
    • Polícia Penal Federal
    • Projeto Alvorada
    • SINAPE - Sistema Nacional de Alternativas Penais
  • Canais de atendimento
    • Área do Servidor Público
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Centrais de conteúdo
    • Atos Normativos
    • Download Logos
    • Notas Técnicas
    • Revista Brasileira de Execução Penal
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Composição
    • CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
    • Polícia Penal Federal - PPF
  • Serviços
    • Capacitação para Servidores da Execução Penal
    • Depositar valores no FUNPEN
    • Restituir valores do FUNPEN
    • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Perguntas Frequentes - SISDEPEN
      • Retificação
    • Visitar Preso do Sistema Penitenciário Federal
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca