Notícias
ESPEN
Policiais Penais concluem II Curso de Qualificação Técnica de Instrutores de Técnicas e Tecnologias Menos Letais no MS
Brasília/DF, 17/04/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), habilitou 13 policiais penais que concluíram com êxito o II Curso de Qualificação Técnica de Instrutores de Técnicas e Tecnologias Menos Letais (TTML). O curso, realizado no período de 07 a 15 de abril, em Campo Grande/MS, teve uma carga horária total de 60 horas-aula.
A formação dos policiais penais destaca a relevância do domínio técnico, tático e jurídico para a adequada aplicação dos Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPOs), assegurando seu uso proporcional e alinhado às diretrizes do uso diferenciado da força.
A realização do curso foi viabilizada pela parceria e pelo trabalho colaborativo entre a ESPEN/SENAPPEN e a ESPEN/MS. Essa articulação reforça o papel estratégico da Rede de Escolas de Serviços Penais (REspen) no fomento e fortalecimento da formação continuada no sistema penitenciário.
REspen
A REspen é composta pela Escola Nacional de Serviços Penais, pelas Escolas de Serviços Penais Estaduais, pelas Academias de Polícia Penal Estaduais e/ou por instituições congêneres, responsáveis pela formação, aperfeiçoamento e especialização dos servidores das carreiras penais para consolidar ações voltadas à melhoria da qualificação dos servidores do sistema penitenciário e ao aprimoramento da prestação de serviços penais.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar