Notícias
FICCO
Polícia Penal Federal integra Operação Stakeholders II deflagrada pela FICCO/PB para desarticular uma organização criminosa
Brasília/DF, 18/09/2025 - A Polícia Penal Federal (PPF) participou da Operação Stakeholders II deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB). O objetivo foi desarticular três núcleos estratégicos de uma facção criminosa: o financeiro, o administrativo e o de comando.
Mais de 70 policiais de diversas forças de segurança participaram da ação, que resultou no cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva, além do sequestro de bens e valores. As ordens judiciais foram executadas nos municípios de João Pessoa, Sertãozinho, Guarabira, Santa Rita, Campina Grande e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Regional de Garantias da Comarca da Capital.
As investigações revelaram que a facção criminosa operava um sofisticado sistema de arrecadação ilícita, conhecido como “caixinhas”, por meio de contas bancárias e chaves PIX registradas em nome de terceiros. Esses recursos eram utilizados para a aquisição de armamentos e custeio logístico. Paralelamente, o núcleo administrativo era responsável pela gestão do banco de dados dos integrantes, controle de territórios e pela preservação da hierarquia interna. O núcleo de comando exercia funções estratégicas dentro da estrutura da facção, ditando ordens e ações.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar