Notícias
FICCO
Polícia Penal Federal integra operação liderada pela FICCO/ES
Brasília/DF, 28/03/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participou, nesta sexta-feira (28), da Operação Colapso, comandada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santos (FICCO/ES). Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 20 mandados de prisão preventiva nos municípios de São Mateus e Governador Valadares, além da apreensão de três pistolas, uma carabina calibre 12, um fuzil calibre 556 e munições.
O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa estruturada para o tráfico de drogas com atuação predominante na cidade de São Mateus. As investigações tiveram origem a partir do compartilhamento de provas colhidas na Operação Mosaico, deflagrada pela FICCO/ES em 2024, que já havia identificado um complexo esquema criminoso envolvendo tráfico de drogas, armas, falsificação de documentos, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro. A partir dela, verificou-se a existência de um grupo criminoso auxiliar com atuação no norte do Espírito Santo.
Na atual fase da investigação, constatou-se que um dos investigados mantinha sob seu comando um grupo estruturado de “gerentes” e fornecedores responsáveis por abastecer pontos de venda de entorpecentes em São Mateus e região. O nome da operação, “Colapso”, faz referência à desestruturação sofrida pela organização criminosa com a atuação da FICCO/ES, resultando na desarticulação das suas bases financeira e operacional na cidade de São Mateus.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem expertise no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar