Notícias
FICCO
Polícia Penal Federal integra operação da FICCO/PE contra tráfico de drogas no Nordeste
Brasília/DF, 16/05/2025 - A Polícia Penal Federal (PPF) participou da Operação Conexão Cuiabá, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE), nesta sexta-feira (16), com o objetivo de desarticular atividades de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro praticadas por uma organização criminosa com atuação em diversas cidades do Nordeste e Centro-Oeste do país.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça nos municípios de Camaragibe, Carpina e São Lourenço da Mata, em Pernambuco, e em João Pessoa, na Paraíba. A investigação revelou que o grupo criminoso exercia forte influência, principalmente, na cidade de Camaragibe/PE, com ramificações em São Lourenço da Mata, Recife, Carpina, além de conexões interestaduais com a Paraíba e o estado de Mato Grosso. A organização é apontada como responsável por diversos homicídios motivados por disputas territoriais, vinganças e retaliações relacionadas ao tráfico. Durante o cumprimento das medidas judiciais, duas mulheres foram presas em flagrante. Com elas, foram apreendidos 78,11 kg de cocaína, 1,82 kg de maconha, além de um revólver calibre .38. Elas poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e posse ilegal de arma de fogo.
Na capital paraibana, as buscas ocorreram em uma residência ligada ao principal investigado. No imóvel, foi apreendida uma grande quantia em dinheiro.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco – FICCO/PE – é composta pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Polícia Federal (PF), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SAP-PE) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN*
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco