Notícias
COP30
Polícia Penal Federal atua no Centro de Inteligência Integrado durante a COP30 em Belém
Brasília/DF, 26/11/2025 - A segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro, contou com atuação estratégica da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN), representada pela Policial Penal Federal (PPF) designada para atuar no Centro Integrado de Inteligência do evento. A central teve como objetivo principal garantir a proteção de autoridades nacionais e estrangeiras, delegações internacionais e participantes da sociedade civil durante a COP30.
A equipe da SENAPPEN apoiou a Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (SEAP/PA) e reforçou as ações de inteligência antes e durante o evento. A central serviu como núcleo estratégico para a tomada de decisões rápidas e integradas, além do monitoramento em tempo real, a estrutura promoveu a troca de informações entre órgãos federais, estaduais e internacionais, permitindo análises de risco, avaliação de cenários e emissão de alertas estratégicos.
A iniciativa, contou com a participação ativa de diversas forças e instituições federais, estaduais e setoriais envolvidas na segurança do evento, entre eles a SENAPPEN, PPF, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Cientifica, Petrobras, Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (SEAP/PA) e Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal do Pará (SIAC/SEGUP).
A SENAPPEN participou ativamente desde a fase preparatória até a realização da COP30, alinhando procedimentos e fortalecendo a integração entre as forças de segurança e inteligência do evento.
“Antes do início do evento, uma equipe da PPF permaneceu por 30 dias junto aos policiais penais do estado, realizando atividades preparatórias. Com o início da conferência, a Polícia Penal Federal manteve sua presença no Centro Integrado de Inteligência, colaborando de forma ágil e estratégica com as forças de segurança pública e inteligência”, enfatiza o diretor de Inteligência Penal da SENAPPEN, Antônio Glautter.
A integração entre os órgãos e o trabalho especializado da PPF foram decisivos para assegurar a proteção das delegações internacionais, autoridades nacionais e participantes da sociedade civil, garantindo um ambiente seguro e coordenado ao longo de toda a COP30.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar