Notícias
FICCO
Polícia Penal Federal atua em Operação Blood Guns da FICCO/GO
Brasília/DF, 13/06/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) partcipou, nesta sexta-feira (13), da Operação Blood Guns, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO). A ação teve como objetivo desarticular grupos criminosos especializados no comércio ilegal de armas de fogo em território nacional.
Durante a Operação, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os alvos incluem empresários, ex-sócios de empresas do ramo armamentista e pessoas físicas ligadas à revenda e transporte de armas. Também foram autorizadas buscas pessoais e a apreensão de dispositivos eletrônicos, documentos e armamentos.
As investigações tiveram início no mês de julho de 2024, após a prisão em flagrante de um indivíduo transportando armamento pesado em Goiânia com destino ao Rio de Janeiro. A partir disso, foram identificadas conexões com empresas do setor armamentista suspeitas de fraudar o Sistema Nacional de Armas (SINARM) e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), ambos responsáveis pelo controle de armas, com o intuito de ocultar a origem e o destino de armamentos desviados para o mercado ilegal.
Há indícios de que mesmo com armas apreendidas sob custódia policial, os investigados continuavam movimentando os registros nos sistemas da Polícia Federal. Eles transferiam os armamentos para empresas envolvidas, com o objetivo de regularizar os estoques em caso de fiscalização. Esta fase da operação teve como objetivo reunir novos elementos probatórios que contribuam para o aprofundamento das investigações e a responsabilização dos envolvidos. A ação contou com o apoio do Exército Brasileiro e da Receita Federal.
FORÇA INTEGRADA
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás