Notícias
SEGURANÇA
Polícia Antirracista: segunda edição do curso qualifica multiplicadores na temática do combate ao racismo, preconceito e discriminação
Brasília/DF, 11/09/2025 - A Polícia Penal Federal (PPF) e a Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN) participam do II Curso de Formação de Multiplicadores de Polícia Antirracista promovido pela Polícia Federal para capacitar as forças de segurança pública para atuarem como multiplicadores na temática do combate ao racismo, preconceito e discriminação em suas instituições.
”A participação da SENAPPEN é relevante considerando a execução do Plano Pena justa que tem como principal pilar de atuação o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, além disso atividades dessa natureza reforçam a importância da atuação conjunta entre as polícias da União. Na oportunidade, Polícia Penal Federal e Polícia Federal discutiram a importância e a relevância do letramento racial na formação cidadã dos servidores que compõem as suas corporações”, afirmou a diretora da ESPEN, Stephane Araujo.
A formação realizada no período de 1 a 5 deste mês, disponibilizou 45 vagas para policiais federais e representantes das forças parceiras (Polícia Penal Federal, Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Metrô-DF). A capacitação ocorreu nas dependências do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília/DF.
O objetivo é promover não apenas uma cultura interna de equidade, mas também contribuindo positivamente para a sociedade e fortalecendo a atividade policial por meio de ações educacionais voltadas ao enfrentamento do racismo e de outras discriminações estruturais, de forma a permitir a transversalidade na abordagem dessas temáticas, em todas as disciplinas, e a minimizar a reprodução de tais discriminações nas atitudes e posturas dos docentes.
O delegado federal, Nilton Carvalho, destacou o papel fundamental dos policiais multiplicadores “Eles atuarão como agentes transformadores disseminando práticas inclusivas conscientizando colegas e combatendo as discriminações estruturais em seus ambientes de trabalho, com isso a Polícia Federal e as demais forças de segurança terão um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa igualitária e alinhada aos direitos humanos e fundamentais”, afirma.
O curso, promovido pela Coordenação-Geral de Repressão a Crimes contra os Direitos Humanos da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção - CGDH/DICOR/PF, com o apoio da Diretoria de Ensino da Academia Nacional de Polícia - DIREN-ANP/PF.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar