Notícias
SPF
Penitenciária Federal em Mossoró recebe reforços estruturais e novo plano de defesa
Brasília/DF, 31/01/2025 - A Penitenciária Federal de Mossoró (PFMOS) recebeu uma série de reforços estruturais e modernizações para elevar o nível de segurança da unidade. Na última sexta-feira (24), o Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, esteve na unidade para acompanhar de perto o andamento das melhorias, que incluem o início das obras da muralha. A nova estrutura têm o objetivo de tornar a unidade ainda mais segura, auxiliando no isolamento de presos de alta periculosidade e impactando diretamente no combate ao crime organizado no Brasil.
"O Sistema Penitenciária Federal é estratégico para a segurança do nosso país. Por isso, é fundamental estarmos aqui constantemente, inspecionando e acompanhando de perto as ações que estão sendo implementadas. Nosso compromisso é garantir que essas unidades mantenham o mais alto nível de segurança, assegurando que continuem operando dentro dos padrões de excelência do SPF, e do que a sociedade brasileira espera. Seguiremos investindo, modernizando e fortalecendo as unidades prisionais para que o Brasil continue combatendo o crime organizado de forma eficiente e integrada", afirma Garcia.
A licitação da obra para construção da muralha na PFMOS ocorreu no final de 2024 e neste mês de janeiro iniciou a instalação do canteiro de obras. Orçada em R$ 28.587.383,66, a obra contempla a construção da muralha, super torres de vigilância, passarela, casa de força e posto de controle. Estrutura semelhante a da Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA) que melhora a capacidade de vigilância e de resposta a ataques externos, reforça a proteção dos servidores, bem como do acesso intramuros e beneficia a infraestrutura da penitenciária como um todo. A previsão de entrega é de 12 a 18 meses.
Além das obras perimetrais, a penitenciária recebeu investimentos em tecnologia e infraestrutura, como a instalação de 194 novas câmeras digitais de segurança, 12 novas TVs de monitoramento, leitores faciais para controle de acesso e reforço na iluminação da unidade. Também foram adquiridos drones de vigilância e atividades de reconhecimento, além de 11 viaturas semi blindadas para reforçar a segurança operacional. Internamente, as celas e diversas áreas da penitenciária receberam reforços estruturais, incluindo espaços nas vivências e áreas de serviço.
A capacitação dos Policiais Penais Federais também foi intensificada, com treinamentos e reciclagens continuadas, além da implantação de um novo plano de defesa da unidade. As medidas fazem parte de um esforço contínuo da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) para modernizar o Sistema Penitenciário Federal, garantindo maior eficiência na segurança e no monitoramento das penitenciárias de segurança máxima.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar