Notícias
BRASIL CONTRA O CRIME ORGANIZADO
Operações Modo Avião e Mute são realizadas no Tocantins em ação integrada de combate ao crime organizado
Brasília, 12/05/2026 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em atuação conjunta com o Governo do Tocantins, realiza nesta terça-feira (12) as operações MUTE e Modo Avião no sistema prisional do estado. As ações integram o programa Brasil contra o Crime Organizado, lançado hoje pelo Governo Federal, que tem entre seus eixos estratégicos o fortalecimento do sistema prisional brasileiro.
A operação envolve mais de 70 policiais penais do Tocantins e policiais penais federais, em uma atuação integrada que reúne inteligência, tecnologia e ação operacional qualificada para enfrentar as comunicações ilícitas dentro das unidades prisionais e enfraquecer a atuação de organizações criminosas.
A Operação Modo Avião atua na neutralização e bloqueio de sinais de radiocomunicação utilizados de forma ilegal dentro dos estabelecimentos penais, ampliando a capacidade de isolamento de lideranças criminosas e reforçando o controle estatal sobre as unidades prisionais.
Já a Operação MUTE tem como foco a identificação e retirada de aparelhos celulares e outros itens ilícitos do interior das unidades prisionais, por meio de revistas estratégicas realizadas com apoio de tecnologias de inteligência e equipamentos especializados.
As ações contam com o emprego de tecnologias como bloqueadores de sinal, scanners corporais, equipamentos de raio-X, drones, sistemas eletrônicos de fiscalização e georradar para identificação de estruturas ocultas e possíveis rotas de fuga.
A atuação conjunta reforça a integração entre a União e os estados no enfrentamento ao crime organizado, alinhada às diretrizes nacionais de segurança pública e à modernização do sistema penitenciário brasileiro.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar