Notícias
FICCO
Operações da FICCO com apoio da SENAPPEN resultam na apreensão de mais de 1,8 toneladas de drogas
Brasília/DF, 10/11/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou sete operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO). As ações resultaram na prisão de foragidos da justiça, na apreensão de mais de 1,8 toneladas de drogas, armas de fogo e munições.
Paraná
A FICCO/PR em ação conjunta com outras forças apreendeu uma grande quantia de drogas e uma arma de fogo nesta quinta-feira (7), em Foz do Iguaçu. Após a pesagem, o material totalizou aproximadamente 61,4 kg de pasta base de cocaína, 86 kg de haxixe marroquino e 6,2 kg de cocaína pura. As equipes realizaram buscas na residência anexa ao estabelecimento onde o veículo estava estacionado, localizando uma pistola e munições. O homem responsável pelo material foi preso em flagrante.
Ceará
A FICCO/CE deflagrou a Operação Promessa Vazia, com o objetivo de apurar a atuação de integrantes de uma organização criminosa e a prática de crimes eleitorais ocorridos durante as últimas eleições municipais no município de Santa Quitéria (CE). Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, em endereços ligados aos investigados. As medidas visam coletar provas sobre o envolvimento de candidatos e outros indivíduos com organizações criminosas, além de indícios de corrupção e coação eleitoral.
Santa Catarina
A FICCO/SC em atuação conjunta com a FICCO/GO prenderam uma mulher foragida da justiça do estado de Santa Catarina. A suspeita estava com mandado de prisão em aberto pelos crimes de estelionato e associação criminosa e foi localizada em Luziânia (GO), no dia 5 de novembro.
Goiás
A FICCO/GO deflagrou, no dia 4 de novembro, a Operação Scutum para desarticular um grupo composto por policiais militares e outros envolvidos em crimes como corrupção passiva, facilitação de contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e formação de quadrilha. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão na cidade de Mineiros (GO) e 1 mandado na cidade de Londrina (PR), incluindo empresas que também são alvos das investigações.
A justiça federal também determinou o afastamento cautelar de cinco policiais militares de suas funções. A investigação teve início a partir de informações repassadas pela própria Polícia Militar do Estado de Goiás, que apontou indícios de práticas ilícitas por parte de agentes públicos. Foram identificadas movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos investigados, além de transações bancárias entre os membros do grupo, evidenciando a existência de um esquema estruturado de agiotagem e lavagem de dinheiro.
Mato Grosso do Sul
A FICCO/MS apreendeu 100 kg de cloridrato de cocaína em um caminhão carregado com minério de ferro, na cidade de Campo Grande (MS). A droga estava acondicionada em bolsas de viagem sobre a carga e teria como destino o município de Sete Lagoas, em Minas Gerais. O veículo havia saído de Corumbá (MS), o motorista foi conduzido, juntamente com o entorpecente e o caminhão, à Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, para as providências cabíveis.
São Paulo
A FICCO/SP apreendeu 1.850 kg de maconha durante abordagem a um caminhão na Rodovia Raposo Tavares, no dia 5 de novembro. A carga ilícita estava escondida sob uma carga de aparas de madeira. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão por tráfico interestadual de drogas.
Minas Gerais
A FICCO/MG prendeu uma mulher por tráfico de drogas em Belo Horizonte, no dia 5 de novembro. Durante a operação, iniciada a partir de troca de informações entre as forças de segurança, os policiais realizaram diligências que resultaram na abordagem de um veículo suspeito. No interior do automóvel, foram encontrados 30 kg de skunk distribuídos em 30 pacotes.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar