Notícias
POLÍTICAS PENITENCIÁRIAS
Monitoramento técnico orienta investimentos e fortalece a gestão prisional no Rio de Janeiro
Brasília/DF, 29/01/2026 - Como parte das ações de acompanhamento e monitoramento do sistema penitenciário no país, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) realizou, entre os dias 26 e 28 de janeiro, uma visita técnica ao estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar a aplicação dos recursos repassados por meio do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN).
A agenda incluiu visitas à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP/RJ), ao Complexo Penitenciário de Bangu e a Fundação Santa Cabrini, que atua vinculada a SEAP/RJ na oferta de trabalho prisional. Durante os encontros, a equipe técnica da SENAPPEN avaliou, junto aos gestores estaduais, o andamento dos convênios firmados, com foco na execução financeira e na aplicação dos recursos transferidos na modalidade Fundo a Fundo. Na unidade prisional, os representantes da Secretaria conheceram as instalações, identificaram pontos de aprimoramento e contribuíram para o direcionamento de investimentos voltados ao fortalecimento da gestão prisional no estado.
A visita integra as ações de acompanhamento técnico e estratégico das iniciativas pactuadas no âmbito do Plano Nacional Pena Justa, contribuindo para o aprimoramento da gestão e para a efetividade das políticas públicas voltadas ao sistema prisional do Rio de Janeiro.
“A agenda de trabalho nos estados são fundamentais para fortalecer a gestão, aprimorar a execução das políticas penitenciárias e garantir o adequado acompanhamento dos recursos e dos mecanismos de controle, assegurando maior efetividade às ações pactuadas”, destaca o Diretor de Políticas Penitenciárias da SENAPPEN, Sandro Abel Barradas.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar