Notícias
MONITORAÇÃO ELETRÔNICA
Monitoração eletrônica é tema central de visita técnica ao Paraná para aprimorar políticas públicas
Brasília/DF, 23/10/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) realizou uma visita técnica ao estado do Paraná, nos dias 8 e 9 de outubro, com o objetivo de fortalecer o diálogo com as equipes locais que atuam nos equipamentos voltados à monitoração eletrônica, além de reforçar a colaboração institucional e aprimorar as políticas públicas nessa área.
A agenda teve início com uma visita institucional à Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) do Paraná, onde foi apresentada a estrutura estadual responsável pelo acompanhamento de aproximadamente 18.749 pessoas. Durante o encontro, também foram compartilhadas informações sobre a organização das unidades vinculadas à atividade, que atualmente somam 42 estruturas, com previsão de expansão para 62.
Com a expansão dessas atividades, espera-se que as pessoas sob monitoração eletrônica tenham acesso a serviços de atendimento mais próximos de suas residências, promovendo maior eficiência no acompanhamento, redução de custos com deslocamentos e fortalecimento da política de reinserção social.
Na oportunidade, a equipe também visitou as instalações do Complexo Social de Curitiba, com foco no Núcleo de Atendimento à Pessoa em Monitoração Eletrônica (NUPEM), a fim de conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento das pessoas monitoradas.
Ainda no dia 08 de outubro, foram realizadas visitas ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Paraná e à sede da Polícia Penal do Paraná (PPPR). Na ocasião, foi promovida uma reunião com a diretora-geral, Ananda Chalegre, na qual foram discutidas estratégias voltadas à estruturação e ao fortalecimento das equipes multidisciplinares no Estado, com foco na qualificação dos atendimentos.
Encerrando a programação, no dia 09 de outubro, a comitiva esteve nos municípios de Piraquara e Guaratuba, onde foram realizadas visitas às Extensões de Monitoração Eletrônica dessas localidades, com o objetivo de conhecer as estruturas operacionais e administrativas. Nos referidos locais, foi possível dialogar com os profissionais da linha de frente do serviço.
Com a ação, a SENAPPEN reforça o compromisso com a Política de Enfrentamento ao Superencarceramento, a partir da qualificação dos serviços de monitoração eletrônica, em consonância com os princípios do Estado Democrático de Direito.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar