Notícias
SENAPPEN participa do lançamento do programa “Território Seguro, Amazônia Soberana” e secretário destaca fortalecimento do sistema penitenciário
Brasília/DF, 19/05/2026 - O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou, nesta segunda-feira (18), o Programa “Território Seguro, Amazônia Soberana”, em Manaus (AM).
A iniciativa, que integra o programa Brasil Contra o Crime Organizado, prevê investimento de R$ 209 milhões em ações de enfrentamento que combinam diagnóstico territorial, repressão qualificada, prevenção, acesso a direitos e fortalecimento de economias lícitas sustentáveis.
Durante a coletiva, o Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, reforçou a atuação da SENAPPEN no Programa Brasil Contra o Crime Organizado, com foco no fortalecimento da inteligência penal, na integração entre as forças de segurança e na modernização dos protocolos operacionais das unidades prisionais estratégicas do país.
“Vamos equipar as inteligências dos estados e já estamos adquirindo os equipamentos que serão entregues e doados com essa finalidade. Por mais rigoroso que seja o protocolo, existe o elemento humano, e nós precisamos cuidar dele. Esse elemento humano precisa ter condições adequadas de trabalho e, ao mesmo tempo, ser cobrado sob o ponto de vista da probidade e da honestidade no exercício de suas funções. Não há protocolo que resista à corrupção. Isso precisa ficar muito claro. Por isso, é necessário um grande esforço de todos para que esses programas sejam eficientes e eficazes, entregando à sociedade brasileira unidades penais mais seguras”, pontuou.
O programa Brasil Contra o Crime Organizado prevê a modernização de 138 unidades prisionais em todo o país, com investimentos em tecnologias e equipamentos que fortalecem o controle, a fiscalização e a segurança nas unidades, além de oferecer melhores condições de atuação aos policiais penais.
Além da modernização tecnológica e do reaparelhamento das unidades prisionais, o projeto prevê o fortalecimento da inteligência, das operações, da capacitação e da padronização das equipes.
As unidades foram selecionadas com base em critérios estratégicos definidos pelo Mapa das Organizações Criminosas da SENAPPEN, priorizando locais com maior presença de organizações criminosas e maior potencial de impacto nas dinâmicas de comunicação e coordenação desses grupos.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770 5011
Edifício Sede, 12° andar