Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria Nacional de Políticas Penais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Bases Jurídicas e Regimentos
      • Quem é quem
      • Perfis dos Profissionais
    • Ações e Programas
    • e-Agendas
    • Histórico das Agendas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
  • Assuntos
    • >> Notícias
    • Ação de Cidadania em Saúde
    • Atuação Internacional
    • ESPEN - Escola Nacional de Serviços Penais
      • GECC - Gratificação por encargo de Curso ou Concurso
    • FPN - Força Penal Nacional
    • FUNPEN - Fundo Penitenciário Nacional
    • Fundo a Fundo
    • Inteligência Penal
      • FICCO - Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
      • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Mapa das ORCRIMs
      • Operação MUTE
      • PEAIPEN
    • Pena Justa
    • Polícia Penal Federal
    • Projeto Alvorada
    • SINAPE - Sistema Nacional de Alternativas Penais
  • Canais de atendimento
    • Área do Servidor Público
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Centrais de conteúdo
    • Atos Normativos
    • Download Logos
    • Notas Técnicas
    • Revista Brasileira de Execução Penal
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Composição
    • CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
    • Polícia Penal Federal - PPF
    • Corregedoria-Geral (COGER)
  • Serviços
    • Capacitação para Servidores da Execução Penal
    • Depositar valores no FUNPEN
    • Restituir valores do FUNPEN
    • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Perguntas Frequentes - SISDEPEN
      • Retificação
    • Visitar Preso do Sistema Penitenciário Federal
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos >> Notícias FICCO realiza operações em quatro estados e apreende mais de uma tonelada de drogas
Info

Notícias

FICCO

FICCO realiza operações em quatro estados e apreende mais de uma tonelada de drogas

Ações contaram com a atuação da Polícia Penal Federal para combater de forma articulada o crime organizado
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 02/02/2026 17h11
Operação FICCO em ação.png

Foto: Polícia Federal

Brasília/DF, 02/02/2026 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou, por meio da atuação da Polícia Penal Federal (PPF), operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO). As ações resultaram na prisão de lideranças criminosas, apreensão de mais de uma tonelada de drogas, além do cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Paraná

A FICCO/PR prendeu dois homens por contrabando de cigarros no município de Santa Terezinha de Itaipu nesta quinta-feira (29). A ação ocorreu após informações compartilhadas pela inteligência das forças de segurança indicando que dois caminhões de origem paraguaia estariam transportando mercadorias ilícitas. Durante a abordagem das forças policiais foram encontradas 600 caixas de cigarros de origem estrangeira.

No dia 25 de janeiro, em outra ação conjunta, foi apreendido mais de 669 kg de drogas em um veículo que trafegava em alta velocidade na BR-277. O condutor foi preso em flagrante em razão da identificação, durante a vistoria no veículo, de indícios de adulteração, incluindo sinais de remarcação de chassi. Após os procedimentos de identificação veicular, constatou-se também que o automóvel possuía registro de roubo na cidade de Curitiba.

Sergipe

A FICCO/SE apreendeu, no dia 26 de janeiro, mais de meia tonelada de drogas transportadas em dois caminhões que seguiam em rota interestadual. Os ilícitos foram encontrados nas carrocerias dos veículos e três pessoas foram presas em flagrante. A Força Integrada de Sergipe também prendeu um homem que estava foragido da justiça. Após o cumprimento do mandado de prisão, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário para o início do cumprimento da pena.

Goiás

A FICCO/GO participou da Operação Contra Prescrição, nesta quinta-feira (29), deflagrada pela Polícia Civil do estado de Goiás. As ações ocorreram de maneira simultânea em três municípios e resultaram no cumprimento de seis mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão. Em outra ação, a Força Integrada colaborou na desarticulação de uma associação criminosa especializada no golpe do bilhete premiado. Os autores atuavam de forma organizada utilizando falsa identidade e narrativa fraudulenta causando prejuízo financeiro a vítimas envolvidas em um suposto prêmio de loteria.

A FICCO/GO também atuou na prisão de cinco indivíduos suspeitos de realizar um sequestro relâmpago em Caldas Novas (GO). Os veículos utilizados no crime foram apreendidos, e todo o dinheiro subtraído das vítimas foi integralmente recuperado.

Santa Catarina

A FICCO/SC prendeu um homem que possuía dois mandados de prisão em aberto. Ele é acusado da prática de quatro homicídios qualificados e tentados, além de porte de arma de fogo e outros crimes. A prisão ocorreu em uma casa em Ponta Porã, onde o foragido estava residindo. No local, os policiais ainda encontraram dois fuzis, duas pistolas e centenas de munições.

Bahia

A FICCO/BA coordenou uma operação integrada para cumprimento de ordens judiciais, incluindo um mandado de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva contra uma liderança criminosa responsável por comandar o tráfico de drogas em Ipiaú.

Força Integrada

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.

Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO de 17 unidades federativas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.

Divisão de Comunicação da SENAPPEN

imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011

Edifício Sede, 12º andar

Justiça e Segurança
Tags: SENAPPENMJSPINTELIGÊNCIA PENAL
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Bases Jurídicas e Regimentos
      • Quem é quem
      • Perfis dos Profissionais
    • Ações e Programas
    • e-Agendas
    • Histórico das Agendas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
  • Assuntos
    • >> Notícias
    • Ação de Cidadania em Saúde
    • Atuação Internacional
    • ESPEN - Escola Nacional de Serviços Penais
      • GECC - Gratificação por encargo de Curso ou Concurso
    • FPN - Força Penal Nacional
    • FUNPEN - Fundo Penitenciário Nacional
    • Fundo a Fundo
    • Inteligência Penal
      • FICCO - Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
      • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Mapa das ORCRIMs
      • Operação MUTE
      • PEAIPEN
    • Pena Justa
    • Polícia Penal Federal
    • Projeto Alvorada
    • SINAPE - Sistema Nacional de Alternativas Penais
  • Canais de atendimento
    • Área do Servidor Público
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Centrais de conteúdo
    • Atos Normativos
    • Download Logos
    • Notas Técnicas
    • Revista Brasileira de Execução Penal
    • SEI - Sistema Eletrônico de Informações
  • Composição
    • CNPCP - Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária
    • Polícia Penal Federal - PPF
    • Corregedoria-Geral (COGER)
  • Serviços
    • Capacitação para Servidores da Execução Penal
    • Depositar valores no FUNPEN
    • Restituir valores do FUNPEN
    • Levantamento de Informações Penitenciárias
      • Perguntas Frequentes - SISDEPEN
      • Retificação
    • Visitar Preso do Sistema Penitenciário Federal
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca