Notícias
FICCO
FICCO realiza operações em quatro estados e apreende mais de uma tonelada de drogas
Foto: Polícia Federal
Brasília/DF, 02/02/2026 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou, por meio da atuação da Polícia Penal Federal (PPF), operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO). As ações resultaram na prisão de lideranças criminosas, apreensão de mais de uma tonelada de drogas, além do cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Paraná
A FICCO/PR prendeu dois homens por contrabando de cigarros no município de Santa Terezinha de Itaipu nesta quinta-feira (29). A ação ocorreu após informações compartilhadas pela inteligência das forças de segurança indicando que dois caminhões de origem paraguaia estariam transportando mercadorias ilícitas. Durante a abordagem das forças policiais foram encontradas 600 caixas de cigarros de origem estrangeira.
No dia 25 de janeiro, em outra ação conjunta, foi apreendido mais de 669 kg de drogas em um veículo que trafegava em alta velocidade na BR-277. O condutor foi preso em flagrante em razão da identificação, durante a vistoria no veículo, de indícios de adulteração, incluindo sinais de remarcação de chassi. Após os procedimentos de identificação veicular, constatou-se também que o automóvel possuía registro de roubo na cidade de Curitiba.
Sergipe
A FICCO/SE apreendeu, no dia 26 de janeiro, mais de meia tonelada de drogas transportadas em dois caminhões que seguiam em rota interestadual. Os ilícitos foram encontrados nas carrocerias dos veículos e três pessoas foram presas em flagrante. A Força Integrada de Sergipe também prendeu um homem que estava foragido da justiça. Após o cumprimento do mandado de prisão, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário para o início do cumprimento da pena.
Goiás
A FICCO/GO participou da Operação Contra Prescrição, nesta quinta-feira (29), deflagrada pela Polícia Civil do estado de Goiás. As ações ocorreram de maneira simultânea em três municípios e resultaram no cumprimento de seis mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão. Em outra ação, a Força Integrada colaborou na desarticulação de uma associação criminosa especializada no golpe do bilhete premiado. Os autores atuavam de forma organizada utilizando falsa identidade e narrativa fraudulenta causando prejuízo financeiro a vítimas envolvidas em um suposto prêmio de loteria.
A FICCO/GO também atuou na prisão de cinco indivíduos suspeitos de realizar um sequestro relâmpago em Caldas Novas (GO). Os veículos utilizados no crime foram apreendidos, e todo o dinheiro subtraído das vítimas foi integralmente recuperado.
Santa Catarina
A FICCO/SC prendeu um homem que possuía dois mandados de prisão em aberto. Ele é acusado da prática de quatro homicídios qualificados e tentados, além de porte de arma de fogo e outros crimes. A prisão ocorreu em uma casa em Ponta Porã, onde o foragido estava residindo. No local, os policiais ainda encontraram dois fuzis, duas pistolas e centenas de munições.
Bahia
A FICCO/BA coordenou uma operação integrada para cumprimento de ordens judiciais, incluindo um mandado de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva contra uma liderança criminosa responsável por comandar o tráfico de drogas em Ipiaú.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO de 17 unidades federativas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar