Notícias
FICCO
FICCO realiza operações em quatro estados e apreende mais de 500 kg de drogas
Brasília/DF, 09/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou cinco operações deflagradas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no Espírito Santo, Ceará, Bahia e Paraná. A FICCO opera em diferentes estados do Brasil com grupos operacionais integrados, reunindo policiais e agentes de várias forças para atuar de forma coordenada contra o crime organizado.
Espírito Santo
A FICCO/ES em apoio à Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (DCIBER/PF), prendeu nesta segunda-feira (8), dois indivíduos em flagrante por lavagem de dinheiro, incluindo um suposto “laranja” de um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias e um policial militar da reserva que atuava executando função de segurança armada. Durante a ação, foram apreendidos cerca de R$ 1.130.000,00 em espécie, dois veículos de alto valor, uma pistola, dois carregadores de carabina e munições diversas. A operação é resultado do trabalho integrado das forças de segurança com foco na inteligência.
Ceará
A FICCO/CE deflagrou a Operação Sine Reducti para desarticular uma célula criminosa responsável pelo tráfico de drogas entre os estados do Pará e do Ceará, a ação ocorreu nesta segunda-feira (8). A investigação identificou que o grupo utilizava rotas terrestres para o transporte de entorpecentes, durante a ação foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas da Comarca de Fortaleza.
Bahia
A FICCO/BA deflagrou, nesta segunda-feira (8), uma operação de combate a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos municípios de Itapé e Barro Preto. A ação resultou na apreensão de 95 kg de entorpecentes, entre maconha e haxixe e na prisão de um homem. A operação foi desencadeada a partir de denúncias anônimas, e contou com o trabalho de inteligência e integração das forças policiais. Na ação foram apreendidos o veículo utilizado no tráfico de drogas, 92 tabletes de maconha e 29 embalagens de haxixe, além de documentos, mídias e cartões bancários. O material apreendido foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil de Itabuna para as medidas cabíveis.
Paraná
Uma ação conjunta da FICCO/PR e da Polícia Militar do Paraná, no dia 5 de setembro, resultou na prisão em flagrante de um homem por tráfico de drogas em Francisco Beltrão. A operação foi desencadeada após informações da FICCO/PR indicarem que um veículo transportava entorpecentes pela BR-163. O veículo foi interceptado na entrada da cidade e no interior do carro, foram encontrados aproximadamente 181 kg de maconha prensada e 30 kg de maconha tipo capulho. O suspeito e a droga apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Em outra ação, no dia 4 de setembro, a FICCO/PR prendeu um homem que transportava 200 kg de maconha em um veículo durante patrulhamento em Foz do Iguaçu. Após abordagem e vistoria, ele confessou o transporte da droga. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal, onde permanece à disposição da justiça.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar