Notícias
POLICIA PENAL FEDERAL
Excelência da PPF em sistemas de raio-X reforça segurança no TRF1 e Justiça Federal
Brasília/DF, 17/11/2025 - A Polícia Penal Federal realizou um treinamento técnico voltado ao uso e operação dos sistemas de inspeção por raio-X, direcionado à equipe de segurança responsável pelo controle de acesso de pessoas no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e na Justiça Federal.
Reconhecida nacionalmente por sua experiência em segurança penitenciária e controle de acesso, a PPF compartilhou conhecimento com os servidores, reforçando práticas de identificação de objetos suspeitos, protocolos de segurança e manuseio adequado dos equipamentos de inspeção. O treinamento, solicitado pela Justiça Federal, teve como objetivo aprimorar a capacidade técnica dos agentes que atuam na linha de frente da segurança institucional.
A Polícia Penal Federal é referência na inspeção e controle, com atuação estratégica garantem o controle de acesso nas unidades prisionais federais de segurança máxima com uso de tecnologias de ponta, como os sistemas de raio-X, na prevenção de riscos e na proteção de ambientes penitenciários.
Durante o treinamento, os participantes puderam vivenciar situações práticas e simulações de inspeção, sob orientação direta dos instrutores da PPF. A iniciativa reforça o compromisso da corporação com a disseminação de boas práticas e com a integração entre instituições do sistema de justiça.
A ação conjunta entre a PPF, o TRF1 e a Justiça Federal evidencia a importância da cooperação interinstitucional para garantir ambientes mais seguros e preparados para enfrentar desafios contemporâneos. A capacitação técnica promovida pela Polícia Penal Federal contribui diretamente para o fortalecimento da segurança pública e da justiça brasileira.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar