Notícias
DESTAQUE
Diretora de Cidadania e Alternativas Penais da SENAPPEN é condecorada pelo Tribunal Regional do Trabalho no Ceará
Brasília/DF, 17/10/2025 - A diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Mayesse Parizi, foi uma das personalidades agraciadas com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7). A solenidade ocorreu na noite do dia 10 de outubro, na sede do tribunal em Fortaleza.
Sua condecoração é significativa por ter representado o trabalho da SENAPPEN. O gesto do tribunal destaca a importância crescente da pauta de reintegração social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional, tema que tem sido priorizado no diálogo interinstitucional. A honraria, concedida a cada dois anos, visa homenagear indivíduos que se destacaram em diversos ramos, seja no direito, na justiça do trabalho, ou por relevantes serviços prestados à cultura, ciência e sociedade.
Em momento de agradecimento, Mayesse ressaltou a importância da parceria com o TRT-7 e afirmou que a honraria é um reconhecimento do trabalho coletivo da SENAPPEN:
“Esse reconhecimento reflete o trabalho da Diretoria de Cidadania e Alternativas (DICAP) e evidencia a consistência e a qualidade das ações desenvolvidas, que demonstram o compromisso da SENAPPEN com a Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (PNAPE), com ênfase em estratégias de inclusão social e produtiva. A conquista é coletiva e ressalta a relevância das políticas penais implementadas, bem como a execução de ações pautadas na reintegração e na dignidade de todas as pessoas”, destaca.
Entre as 42 personalidades homenageadas nesta edição, estavam também autoridades como o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de ministros do Tribunal Superior do Trabalho, desembargadores e juízes.
Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho
A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 1993, é uma das mais altas comendas do TRT-7, reforçando o compromisso da Justiça do Trabalho em reconhecer e valorizar o serviço público e a contribuição social em diversas esferas. A homenagem à Diretora Parizi sublinha a importância da intersetorialidade e da atenção às políticas de cidadania no âmbito penal.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar