Notícias
COMEMORAÇÃO
Dia do Policial Penal Federal e do Técnico Federal de Apoio à Execução Penal é comemorado em Brasília
Brasília/DF, 16/03/2026 – A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) realizou, nesta segunda-feira (16), em Brasília, um evento em comemoração ao Dia do Policial Penal Federal, celebrado nesta data, e ao Dia do Técnico Federal de Apoio à Execução Penal, comemorado em 8 de março. Com a temática “Toda história é feita por pessoas”, o encontro destacou o reconhecimento desses profissionais que atuam diariamente para o fortalecimento da segurança pública e da execução penal.
Com a presença de autoridades, secretários e dos diretores das penitenciárias federais, a cerimônia contou com momentos de reconhecimento às carreiras que, em junho deste ano, completam 20 anos de trajetória e compromisso com a segurança pública.
Durante o evento, foi exibido o primeiro vídeo da série “Histórias que compõem a Polícia Penal Federal”, iniciativa que apresenta a trajetória de profissionais que contribuíram para a construção da história da instituição. O vídeo estará disponível nas redes institucionais do órgão e no canal da SENAPPEN no YouTube.
A programação também foi marcada por um momento especial de homenagem aos Técnicos Federais de Apoio à Execução Penal que desempenham papel essencial na estrutura da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), atuando em diversas áreas que sustentam a gestão, a logística, o apoio técnico e o funcionamento das unidades. Neste ano, a homenagem foi dedicada à servidora e técnica Suamy Tosta, que recebeu uma placa em reconhecimento à sua dedicação, trajetória e contribuição profissional.
Outro momento marcante da cerimônia foi o lançamento da Galeria de Heróis da Polícia Penal Federal, um espaço permanente de reconhecimento à trajetória e dedicação de profissionais que tiveram suas vidas interrompidas em razão da missão profissional assumida no exercício de funções fundamentais para o Estado e para a sociedade. O espaço ficará localizado no edifício-sede da Secretaria, compondo um ambiente de memória e reconhecimento institucional.
Os Policiais Penais Federais Lucas Barbosa Costa, Alex Belarmino Almeida Silva, Henri Charle Gama e Silva e a a Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, Melissa de Almeida Araújo, foram homenageados na Galeria de Heróis. As placas foram entregues aos familiares presentes na solenidade, em um momento de reconhecimento institucional e emoção. Seus legados permanecem como referência de coragem, compromisso e dedicação ao serviço público.
O diretor da Polícia Penal Federal, Marcelo Stona, destacou a importância da inauguração do espaço de memória. “Em honra a eles, nós seguiremos determinados a jamais retroceder. Seus nomes sempre farão parte da história da Polícia Penal Federal. A partir de agora, estarão também registrados de forma permanente em nossa memória institucional”, afirmou.
O secretário-executivo interino do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), André Garcia, também ressaltou o significado simbólico da homenagem. “Pela obra, pela vida e pelo sacrifício dessas pessoas. Nada melhor do que fazermos essa homenagem e registrarmos que, por meio dessas quatro histórias, celebramos o futuro da nossa instituição, a Polícia Penal Federal, e o futuro da segurança pública do Brasil”, enfatiza.
O secretário também destacou a importância da Polícia Penal para a segurança pública no país.
“Sem a Polícia Penal dos estados e sem a Polícia Penal Federal, na tarefa que lhes é atribuída pela legislação e pela sociedade brasileira, não seria possível avançar na segurança pública. Vocês realizam um trabalho que é uma delegação da sociedade, que confia nos policiais penais federais, nos especialistas e nos técnicos de execução penal para o cumprimento dessa missão”, destaca.
O evento foi encerrado com a exposição dos novos armamentos, equipamentos e uniformes da Polícia Penal Federal, incluindo aquisições recentes voltadas ao fortalecimento operacional, como sistemas de comunicação, armamentos institucionais, além de recursos de treinamento com realidade virtual, que serão disponibilizados às unidades do Sistema Penitenciário Federal (SPF) para capacitação contínua dos servidores.
Acesse o evento completo no canal da SENAPPEN no YouTube
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar