Notícias
INTELIGÊNCIA PENAL
Capacitação em inteligência penal fortalece enfrentamento ao crime organizado
Brasília/DF, 20/08/2025 - O Treinamento em Recrutamento Operacional de Fonte Humana reuniu, em Aracaju (SE), profissionais da área de inteligência de diversas instituições da segurança pública. Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), entre os dias 04 e 15 de agosto, o curso teve como propósito fortalecer a atuação integrada das forças de inteligência no enfrentamento ao crime organizado.
Realizado por meio da Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN, com o apoio da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor de Sergipe (SEJUC) e da Coordenadoria-Geral do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, a formação contou com conteúdo atualizado e aprofundado sobre recrutamento e gestão de fontes humanas como ferramenta estratégica para otimizar a atuação das equipes de inteligência na segurança pública.
A ação reforça a importância da cooperação interinstitucional, incentiva o compartilhamento estratégico de informações e o trabalho conjunto para fortalecer a segurança pública. Participaram da capacitação profissionais das áreas de inteligência da Polícia Penal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
A formação faz parte do conjunto de treinamentos oferecidos aos estados pela Coordenação de Doutrina de Inteligência Penal (CODINT) da DIPEN, que tem como objetivo disseminar boas práticas, padronizar procedimentos e fortalecer a atuação estratégica da inteligência penal em todo o país.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar