Notícias
INTELIGÊNCIA PENAL
Brasil e Itália ampliam cooperação penitenciária em missão técnica sobre inteligência e gestão de presos de alto risco
Brasília/DF, 03/12/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participou, entre os dias 26 e 29 de novembro, de um intercâmbio técnico com autoridades penitenciárias da Itália, dedicado ao fortalecimento de inteligência penitenciária e ao aprimoramento de práticas de gestão de presos de alto risco.
A iniciativa integra o projeto “Fortalecimento da Cooperação Penitenciária entre Brasil e Itália na Resposta ao Crime Organizado”, implementado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com apoio do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Itália. O objetivo é aprimorar estratégias de enfrentamento ao crime organizado no sistema prisional brasileiro e ampliar a cooperação internacional no setor.
Desde de 2023, a Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) mantém parceria estrutural com o UNODC por meio do Projeto PRIS-COOP, voltado à realização de treinamentos e capacitações no âmbito da inteligência penal em todo o país. A missão em Campo Grande representa mais um avanço nessa cooperação, contribuindo para o fortalecimento contínuo das capacidades técnico-operacionais da Polícia Penal.
Ao longo de três dias, representantes da SENAPPEN, da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP/SP) e do Departamento de Administração Penitenciária da Itália (DAP/NIC e GOM) participaram de apresentações institucionais, discussões técnicas e visitas a unidades de segurança máxima.
A programação contemplou visitas à Penitenciárias Federal em Campo Grande e ao Estabelecimento Penal Gameleira I, permitindo a troca de experiências sobre procedimentos operacionais, estrutura de segurança e atuação da inteligência.
Além da agenda de intercâmbio, foi promovido um treinamento especializado, ministrado por autoridades italianas, com foco em técnicas avançadas de segurança dinâmica e metodologias voltadas ao manejo de presos de alto risco.
O UNODC ressaltou a importância estratégica de estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo na gestão penitenciária e no enfrentamento às organizações criminosas , seja pela localização fronteiriça, seja pela consolidação de práticas avançadas de inteligência e segurança prisional.
Ao término da missão, representantes brasileiros e italianos pactuaram o fortalecimento da agenda conjunta de cooperação penitenciária, com definição de próximos passos para novas ações técnicas, compartilhamento de boas práticas e capacitações previstas no âmbito do projeto.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar