Notícias
FICCO
Atuação da SENAPPEN em operações da FICCO intensifica combate ao crime organizado em seis estados
Brasília/DF, 06/10/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou seis operações deflagradas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraíba e Minas Gerais. As operações tem como objetivo desarticular o crime organizado em todo o país.
Distrito Federal
FICCO/DF deflagrou, nesta quinta-feira (2), a Operação Dissonante, com foco na desarticulação de uma associação criminosa envolvida em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A ação é um desdobramento da Operação Courier e identificou movimentações ilícitas que somam cerca de R$ 14 milhões. Mais de 90 policiais participaram da ação que cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas regiões de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Águas Lindas de Goiás e Caldas Novas (GO).
Mato Grosso do Sul
A FICCO/MS deflagrou a Operação Heredita Damnare com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e munições por meio de transporte rodoviário. A ação, realizada no dia 2 de outubro, contou com a participação de diversas forças de segurança do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Bahia.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, 15 mandados de prisão e determinado o bloqueio de bens no valor de R$ 5,4 milhões. A organização utilizava caminhonetes clonadas para transportar drogas da fronteira com o Paraguai até grandes centros urbanos, como São Paulo.
Para disfarçar a atividade criminosa, o grupo operava empresas de transporte de cargas registradas em nome de seus integrantes, que movimentaram dezenas de milhões de reais recentemente. Durante as investigações, foram apreendidas mais de 14 toneladas de maconha oriundas do Paraguai.
Paraná
A FICCO/PR apreendeu 313,3 kg de maconha em um depósito localizado no bairro Porto Belo, em Foz do Iguaçu (PR). A operação foi desencadeada após denúncia sobre o uso do imóvel para armazenamento de drogas.
Durante a vigilância, os policiais observaram um veículo descarregando volumes suspeitos e, ao entrarem no local, encontraram diversos fardos de entorpecente prontos para transporte, possivelmente por via fluvial. Um indivíduo foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. O imóvel está situado em área estratégica próxima ao Rio Paraná, frequentemente utilizada para práticas ilícitas transfronteiriças.
Goiás
A FICCO/GO apreendeu, no dia 30 de setembro, 1.600 kg de maconha, 6,2 kg de haxixe, 100 g de skunk e uma caminhonete. A atuação integrada fortalece o enfrentamento direto às organizações criminosas que atuam em Goiás, ampliando a eficiência no combate ao tráfico de drogas e aos crimes conexos.
Paraíba
A FICCO/PB deflagrou a Operação Corte Raso que resultou na erradicação de uma grande plantação de maconha na zona rural de Camalaú (PB). A ação foi fruto de um trabalho investigativo conjunto entre diversas forças de segurança, desarticulando uma estrutura criminosa voltada ao cultivo e distribuição de drogas. Durante a operação, deflagrada no dia 30 setembro, foram destruídos milhares de pés de maconha e apreendidos equipamentos usados no plantio e beneficiamento da droga.
Minas Gerais
A FICCO/MG prendeu em flagrante cinco pessoas envolvidas no transporte de 850 kg de maconha. A abordagem ocorreu em Capitólio, após troca de informações de inteligência. A droga estava escondida em um caminhão, camuflada sob uma carga de repolhos. Também foi apreendido um veículo de passeio que dava suporte à ação criminosa. Os presos e o material foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Divinópolis para as providências legais.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar