Notícias
FICCO
Operações conjuntas intensificam o combate ao crime organizado no Brasil e regiões de fronteira
Brasília/DF, 28/11/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou nove operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO). As ações resultaram na apreensão de mais de 9 toneladas de drogas, na prisão de foragidos da justiça, na desarticulação de esquemas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
São Paulo
A FICCO/SP prendeu, nesta quinta-feira (27), um motorista que transportava cerca de 270 kg de cocaína e armamento pesado em um caminhão-tanque na Rodovia Raposo Tavares. Entre os itens apreendidos estavam um fuzil Colt calibre 5.56, uma pistola Glock 9 mm, carregadores e 133 munições.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal em Marília (SP), onde foi autuado por tráfico internacional de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Paraíba
A FICCO/PB deflagrou a Operação Lux, em João Pessoa, nesta quinta-feira (27). A ação teve como objetivo desarticular o núcleo de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas, lavagem de capitais e crimes correlatos. Na ação policial, participam cerca de 50 policiais das instituições que compõem a FICCO/PB, sendo cumpridos mandados judiciais que incluem 11 ordens de prisão preventiva e diversas buscas e apreensões, além de sequestro de bens dos investigados. As diligências se concentram em residências e estabelecimentos ligados aos investigados em bairros da capital paraibana, alcançando ainda alvo situado em São Paulo.
A investigação que culminou na Operação Lux identificou uma sofisticada divisão de tarefas no interior da organização criminosa, compreendendo um núcleo operacional e um núcleo financeiro especializado na lavagem e ocultação de capitais oriundos da atividade ilícita.
Mato Grosso do Sul
A FICCO/MS deflagrou, nesta terça-feira (25), uma ação que resultou na apreensão de um caminhão equipado com fundo falso e carregado com 454 kg de cocaína. A abordagem ocorreu na BR-060, entre Jaraguari e Bandeirantes, região central de Mato Grosso do Sul.
A operação foi realizada em um ponto de fiscalização estratégico, definido com base em informações de inteligência que indicavam a rota como corredor utilizado por organizações criminosas para transporte de drogas e armas do norte do estado, próximo à divisa com Mato Grosso, em direção ao centro-sul do país.
Durante as abordagens, um caminhão chamou atenção devido às respostas contraditórias do motorista sobre origem e destino da viagem, além de seu histórico criminal por porte ilegal de arma. Após inspeção detalhada, os agentes encontraram um compartimento oculto contendo diversos tabletes de cocaína.
Rio Grande do Sul
A FICCO/RS deflagrou, nesta terça-feira (25), a Operação Coringa, voltada ao enfrentamento do tráfico de drogas no Vale dos Sinos. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Nova Hamburgo (RS) e São Leopoldo (RS). Os materiais apreendidos serão analisados e os elementos de prova colhidos ajudarão na continuidade das investigações e nas eventuais responsabilizações penais dos envolvidos.
Paraná
A FICCO/PR integrou uma ação conjunta com a Gendarmería Nacional Argentina que resultou na apreensão de 326 fardos contendo 11.667 tabletes de maconha, totalizando mais de 9 toneladas de drogas, no dia 21 de novembro. O trabalho de cooperação internacional entre as forças brasileiras e argentinas possibilitou o monitoramento e a identificação de um caminhão de origem brasileira que transitava pela Ruta Nacional 12, na província de Misiones. A ação foi executada pelo Escuadrón 10 “Eldorado” da Gendarmería, com base em informações qualificadas produzidas pela FICCO/PR.
Durante a abordagem, os agentes argentinos identificaram inconsistências nos documentos de transporte apresentados pelo motorista. A inspeção detalhada identificou os ilícitos, e resultou na prisão em flagrante do condutor brasileiro. As verificações também identificaram que o caminhão tinha registro de roubo em Buenos Aires e transitava com placa adulterada.
Em outras duas ações, também no dia 21 de novembro, a FICCO/PR prendeu em flagrante um suspeito que havia sacado e transportava a quantia de R$ 1 milhão, sentido Foz do Iguaçu (PR). As equipes iniciaram o acompanhamento do suspeito que resultou na abordagem e prisão por lavagem de dinheiro.
A FICCO/PR também prendeu um homem na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná. A prisão ocorreu em decorrência de um mandado judicial expedido contra o indivíduo, que estava foragido da justiça há mais de um ano. Condenado a mais de 19 anos de prisão, o homem responde por diversos crimes, entre eles contrabando, tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção ativa. Após sua localização e prisão, ele foi encaminhado à cadeia pública de Medianeira (PR), onde permanecerá à disposição da justiça.
Goiás
A FICCO/GO cumpriu dois mandados de prisão, no dia 23 de novembro, expedidos contra um casal de foragidos do estado de Goiás, identificados como integrantes de uma organização criminosa. A captura ocorreu na cidade de Itacaré, no sul da Bahia. Contra os indivíduos constam anotações criminais por homicídio e tráfico de drogas.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar