Notícias
FICCO
Ações da FICCO com apoio da SENAPPEN resultam no cumprimento de 38 mandados e na apreensão de um fuzil
Brasília/DF, 03/11/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou operações deflagradas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de cinco estados com o objetivo de desarticular organizações criminosas atuantes em diferentes regiões do país. O trabalho conjunto demonstra a eficiência da cooperação entre as forças de segurança estaduais e federais no Brasil.
Bahia
A FICCO/BA prendeu em flagrante um indivíduo armado com um fuzil a bordo de um barco com destino a Ilha de Itaparica. A rápida atuação das equipes impediu que o armamento fosse transportado para o interior da ilha, evitando possível utilização em crimes violentos na região. A ação, ocorrida nesta quinta-feira (30), contou com a troca de informações e o suporte de inteligência da FICCO/BA, que auxiliou na identificação prévia do suspeito. A apreensão representa um importante resultado para a segurança pública, reduzindo o potencial de circulação de armamento de alto poder de fogo na Bahia.
Rio Grande do Norte
A FICCO/MOS deflagrou, nesta quinta-feira (30), a Operação Venari com o objetivo de combater crimes praticados por integrantes de organização criminosa com atuação dentro e fora dos presídios do Rio Grande do Norte. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva nos municípios de Mossoró, Natal, Parnamirim, Caicó, Messias Targino e Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.
Durante as diligências, foi efetuada uma prisão em flagrante por tráfico de drogas. Cerca de 100 policiais de diversas forças participam da operação e as investigações seguem para apurar os crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e outros delitos correlatos identificados no curso do inquérito policial.
Sergipe
A FICCO/SE deflagrou a Operação Arcanum para desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 13 mandados judiciais, sete de prisão e seis de busca e apreensão em Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, Barra dos Coqueiros, Maceió (AL), Montes Claros (MG) e Campo Grande (MS). A ação, realizada no dia 30 de outubro, resultou na apreensão de duas armas de fogo, documentos, valores e mídias eletrônicas, que auxiliarão no aprofundamento das investigações.
As apurações começaram há seis meses, após apreensão de drogas, armas e veículos em Nossa Senhora do Socorro/SE, e indicam que o grupo atuava em vários estados com estrutura voltada à aquisição, transporte e distribuição de entorpecentes, além de lavagem de capitais por meio de empresas de fachada e pessoas interpostas.
Rio Grande do Sul
A FICCO/RS deflagrou a Operação Mala Suerte para reprimir o tráfico de drogas e coibir a utilização de estruturas públicas em atividades ilícitas. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Alegre e Osório, no dia 30 de outubro.
Os materiais apreendidos serão analisados para o aprofundamento da investigação, incluindo a identificação de fluxos financeiros, a eventual participação de outros envolvidos e o mapeamento do uso indevido de ativos e estruturas públicas.
O inquérito teve início em dezembro de 2023, após uma prisão em flagrante por tráfico internacional de drogas e posse de munições no município de Jaguarão. No curso das apurações, constatou-se que o indivíduo era servidor público municipal e suspeito de integrar um esquema de comercialização de substância ilícita, valendo-se de veículos oficiais do município. A investigação também identificou dois fornecedores da região de Porto Alegre, responsáveis pelo abastecimento da droga ao servidor. Um deles utilizava contas bancárias de sua companheira para ocultar e movimentar valores provenientes do crime.
São Paulo
A FICCO/SP prendeu um homem e apreendeu cerca de 270 kg de maconha durante abordagem realizada na Rodovia Marechal Rondon, em Agudos. O motorista foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Bauru, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico interestadual de drogas. O preso permanece à disposição da Justiça e aguarda audiência de custódia.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar