Notícias
JORNADA DE LEITURA
6ª Jornada de Leitura no Cárcere reúne 40 mil pessoas privadas de liberdade em todo o país
Brasília/DF, 19/11/2025 - A 6ª Jornada de Leitura no Cárcere reuniu cerca de 40 mil pessoas privadas de liberdade, distribuídas em 402 unidades prisionais das 27 unidades federativas, entre os dias 17 e 19 de novembro. Nesta edição, com o tema “Palavra e Pertencimento: a Leitura como Território de Libertação”, a ação incentiva a educação e a cultura como instrumentos de transformação social.
Promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Observatório do Livro e da Leitura, a jornada contou com uma programação variada, reunindo escritoras e escritores, intelectuais, profissionais do sistema de justiça, educadores, gestores públicos, pessoas privadas de liberdade e egressas.
Debates, conversas com autores, compositores e bibliotecários, apresentação de práticas promissoras, painéis de ideias, atividades culturais, como saraus literários e leituras coletivas, e a exibição de produções audiovisuais produzidas por custodiados integraram a programação. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CNJ e pelo Observatório do Livro e da Leitura no YouTube, utilizando telões e TVs nos espaços internos das unidades prisionais. As administrações penitenciárias estaduais e distrital se mobilizaram para que as pessoas privadas de liberdade pudessem participar da programação on-line em espaços preparados.
Embora voltada principalmente para pessoas privadas de liberdade, a jornada também reuniu professores, policiais penais, pesquisadores, familiares das pessoas presas, gestores prisionais e outros colaboradores. Todos os participantes terão direito a certificado com a carga horária dedicada às atividades, o que ensejará solicitação de remição de 1 dia de pena de cada participante.
Realizada desde 2020, a Jornada de Leitura no Cárcere se consolidou como um espaço nacional de mobilização cultural no sistema prisional. Em 2024, mais de 10 mil pessoas custodiadas participaram das transmissões em mais de 300 unidades de todo o país. A iniciativa segue fortalecendo o diálogo entre cultura e justiça, conectando participantes dentro e fora das unidades por meio da educação.
“A Jornada de Leitura no Cárcere já está consolidada como um momento direcionado às pessoas que estão presas, mas que possuem um sentimento pela palavra falada, escrita e cantada”, enfatiza o Chefe da Divisão de Educação, Cultura e Esportes da SENAPPEN, Rodrigo Dias.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar