Notícias
Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do ON é auditado por especialistas
O Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do Observatório Nacional (SIGQON) passou por auditoria interna entre os dias 25 e 29 de agosto, conduzida por auditores especialistas. Implantado em 1º de junho de 2021, o SIGQON abrange os sistemas de gestão da qualidade do Laboratório de Gravimetria (LabGrav), da Coordenação de Geofísica (COGEO), e do Laboratório Primário de Tempo e Frequência (LPTF), da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira (DISHO). Ambos seguem os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, referência internacional para a demonstração de competência de laboratórios de ensaio e calibração.

- Auditoria no Laboratório Primário de Tempo e Frequência (LPTF) da DISHO com os auditores Celso Saraiva, do SGQDISH, e José Ricardo, do SIGQON
A auditoria buscou verificar tanto os Sistemas de Gestão da Qualidade dos laboratórios quanto suas competências técnico-científicas. Três auditores convidados realizaram as devidas verificações nos campi do Observatório Nacional no Rio de Janeiro e em Vassouras (RJ), onde o LabGrav possui instalações.
Esse tipo de auditoria é essencial para assegurar a conformidade com normas e regulamentos, promover a melhoria contínua dos processos, aumentar a confiança dos usuários, reduzir riscos, embasar decisões estratégicas, economizar recursos e cultivar uma cultura de responsabilidade, competitividade e inovação.

- Visita ao campus de Vassouras em 28 de agosto, onde o LabGrav possui instalações. Presença dos auditores Fábio Cacais, do SGQLABGRAV, e José Ricardo, do SIGQON
Os auditores convidados foram: Dr. Celso Pinto Saraiva (Auditor Técnico do SGQDISHO), MSc. José Ricardo Bardellini da Silva (Auditor Líder do SIGQON) e Dr. Fábio André Ludolf Cacais (Auditor Técnico do SGQLABGRAV). O diretor do ON, Dr. Jailson Alcaniz, participou da abertura da auditoria e de sua finalização. Já o diretor substituto, Dr. Fernando Roig, participou da reunião parcial de Tempo e Frequência no dia 27 de agosto.

- Auditoria no LabGrav no campus do ON no Rio de Janeiro. Presença dos auditores Fábio Cacais, do SGQLABGRAV, e José Ricardo, do SIGQON
O Sistema de Gestão da Qualidade do LPTF é auditado rotineiramente desde 2004. O laboratório é designado pelo Inmetro para atuar como Laboratório Primário das Grandezas Tempo e Frequência no Brasil. Já o LabGrav passou por sua segunda auditoria interna. No ano passado, o Laboratório de Gravimetria também foi designado pelo Inmetro como o laboratório responsável pela referência nacional da grandeza gravidade terrestre.
Oportunidades de melhoria
Durante a auditoria, foram identificadas não conformidades e oportunidades de melhoria nos procedimentos e registros do LabGrav, do LPTF e na própria gestão. Segundo a tecnologista da DISHO e Gerente da Qualidade do ON, M.Sc. Hamilce Santos, as evidências identificadas, quando tratadas, proporcionarão melhorias e avanços nos processos e controles abrangidos pelo sistema. Por isso, são oportunidades de aperfeiçoamento dos Sistemas de Gestão da Qualidade.
“A realização da auditoria do SIGQON e os resultados obtidos atestam o compromisso da instituição com relação ao seu reconhecimento nacional pelo Inmetro, e o internacional pelo Sistema Interamericano de Metrologia - SIM e fortalece as áreas metrológicas de Gravidade Terrestre e de Tempo e Frequência no cumprimento de seus objetivos. O processo reflete o esforço coletivo de inúmeras horas de reuniões e o trabalho dedicado de profissionais em busca de um objetivo comum”, destacou Hamilce.
