Notícias
Observatório Nacional participa do IX Fórum Setor Público com palestra sobre a Hora Legal Brasileira
O Observatório Nacional, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI/ON), participará da primeira edição do IX Fórum focada no setor público. O IX Fórum Setor Público ocorrerá em 16 e 17 de setembro em Brasília, e, no primeiro dia, o chefe da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira do ON, Ricardo José de Carvalho, dará a palestra "A Hora Legal no Brasil e a sincronização da infraestrutura de TIC".
"A participação do ON no evento visa mostrar a importância para o setor público da adoção de tecnologias modernas e as boas práticas na oferta de serviços públicos conectados à internet, sendo uma das práticas imprescindíveis a sincronização com a Hora Legal Brasileira", afirmou Ricardo José de Carvalho.
A Hora Legal Brasileira, uma missão do ON determinada por lei, é referência de sincronização de infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para algumas empresas. O ON, por meio de acordo de cooperação, há mais de 15 anos sincroniza a TIC do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Esta é uma entidade civil sem fins lucrativos que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet. Aprenda aqui como verificar a Hora Legal Brasileira.
O IX Fórum Setor Público apresentará iniciativas estratégicas conduzidas pelo NIC.br, como o IX.br, o TOP (Teste os Padrões), o OpenCDN, o NTP.br e o SIMET, além de mostrar experiências de órgãos e empresas públicas em sistemas autônomos, PTTs, IPv6 e criação de infovias.
O evento é exclusivo para os gestores de TI e interessados do setor público. A participação é gratuita, aberta apenas a profissionais de instituições e empresas públicas, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas instâncias federal, estadual e municipal. Também inclui profissionais de universidades públicas, autarquias, fundações, empresas públicas, forças armadas, órgãos de controle, instituições de pesquisa e outras entidades de natureza pública.