Notícias
ON lança primeiro edital do Programa ‘Meninas Cientistas do ON’ para estudantes do ensino médio
O Observatório Nacional (ON/MCTI) lançou neste dia 11 de fevereiro, em celebração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, seu primeiro edital de iniciação científica voltado exclusivamente para estudantes que se identificam com o gênero feminino do ensino médio, o “Meninas Cientistas do ON”. (Acesse aqui o edital)
A iniciativa busca despertar a vocação científica e tecnológica em jovens estudantes do gênero feminino e incentivar novos talentos entre estudantes de ensino médio. Além disso, visa proporcionar o aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Nesta primeira edição, o edital selecionará duas equipes de pesquisa, sendo uma na área de Geofísica e outra em Astronomia. Cada equipe será formada por uma professora orientadora e quatro alunas da mesma instituição pública de educação básica, reconhecida pelo MEC, na cidade do Rio de Janeiro. A professora deverá escolher as alunas participantes da equipe, sendo responsável por submeter a candidatura da equipe neste link.
As equipes desenvolverão atividades científicas sob a supervisão de pesquisadoras e pesquisadores do Observatório Nacional. Cada equipe deve disponibilizar 4 horas semanais para a execução do projeto, sendo entre 1 e 2 horas no campus do Observatório Nacional em São Cristóvão e o restante do tempo na escola.
As bolsas previstas são de R$ 300 mensais para cada aluna e R$ 500 para as professoras, com o objetivo de estimular a permanência das estudantes em atividades científicas e fortalecer a formação acadêmica em áreas estratégicas para o país.
O Programa Meninas Cientistas do ON faz parte das ações institucionais do Observatório Nacional voltadas à promoção da diversidade e da equidade de gênero na ciência, alinhando-se às iniciativas internacionais que buscam ampliar a presença feminina em carreiras científicas e tecnológicas.
Todas as etapas deste Edital obedecerão ao calendário abaixo:
