Notícias
Observatório Magnético de Vassouras recebe estudantes em visita guiada
O Observatório Magnético de Vassouras (OMV), uma das unidades do Observatório Nacional (ON/MCTI), recebeu, no dia 27 de novembro de 2025, um grupo de estudantes do Colégio Estadual Senador Paulo Fernandes (CESPF), de Barra do Piraí (RJ). A iniciativa marcou o reinício das ações educativas presenciais no espaço, que ao longo de mais de um século tem desempenhado papel central na pesquisa e monitoramento do campo geomagnético terrestre no Brasil.

- Estudantes do Colégio Estadual Senador Paulo Fernandes (CESPF)
A visita pedagógica foi conduzida por Alberto Geraldo Faria dos Santos, Chefe de Serviço do OMV, e por Vitor Silvério Bernardes, Chefe de Serviço-Substituto. Os estudantes, acompanhados do diretor da escola, Paulo César Cardoso, e do professor de física, Marcio Cordeiro Pires, foram recebidos para uma imersão nas rotinas de operação do observatório, aprendendo como são realizados os registros contínuos das variações do campo magnético terrestre e de que forma esses dados contribuem para a pesquisa geofísica nacional e internacional.

- Alberto Geraldo Faria dos Santos apresenta equipamentos do OMV
“Foi uma manhã de muito aprendizado, tanto para os estudantes quanto para nossa equipe. É gratificante mostrar de perto como funciona o trabalho do Observatório e ver o interesse deles pela ciência”, afirmou Alberto Geraldo Faria dos Santos.

- Vitor Silvério Bernardes em apresentação aos estudantes
A atividade também teve caráter de celebração para os estudantes do CESPF, que participaram da visita como forma de premiação pela participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025.
O grupo conheceu ainda a história do Observatório Magnético de Vassouras, que completou 110 anos em 2025 e é a mais antiga unidade descentralizada do ON. Criado em 1915, o OMV deu origem à Rede Magnética Brasileira e inaugurou a tradição do país em levantamentos geofísicos sistemáticos. Desde o primeiro registro feito naquele ano, os dados são coletados diariamente e sem interrupção ao longo de mais de um século.

- Alberto apresenta magnetogramas aos estudantes
O Observatório Magnético de Vassouras integra a rede global INTERMAGNET, que reúne observatórios de referência e estabelece padrões internacionais de qualidade em instrumentação e aquisição de dados geomagnéticos.
Com a retomada das visitas escolares, o OMV reforça seu compromisso com a divulgação científica e com a formação de novos públicos interessados em ciência.
Para agendar uma visita ao OMV basta entrar em contato com: alberto@on.br ou no celular (24) 99902 7632.