Notícias
Ciência no Rádio
GNOME: Brasil participa de rede global em busca da matéria invisível do Universo
O Brasil agora faz parte de um seleto grupo de países que integram uma rede internacional dedicada a investigar um dos maiores mistérios do Universo: a matéria escura.
Nesta edição do Ciência no Rádio, conversamos com o Dr. André Wiermann, tecnologista do Observatório Nacional (ON/MCTI), que explica como o Observatório Magnético de Vassouras foi integrado ao experimento GNOME — uma colaboração científica global que busca captar sinais dessa matéria invisível usando sensores ultra-sensíveis.
Na entrevista, ele detalha o que é a matéria escura, como funciona o GNOME e por que essa participação coloca o Brasil na linha de frente da física moderna.
Clique aqui e saiba mais sobre a participação do ON no experimento GNOME
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São mais de 400 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Em maio de 2021, o "Ciência no Rádio" passou a ser transmitido também por outras frequências, alcançando São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Brasília, além do Rio de Janeiro. Além disso, passou a ser disponibilizado um contato de WhatsApp para que o ouvinte possa interagir com sugestões de temas para o programa: (21) 99710-0537.
Em outubro de 2023, o "Ciência no Rádio" foi indicado na categoria "Rádio" ao Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar. A indicação reconhece o compromisso e a excelência do programa na divulgação científica.
Não perca! Na 4ª feira, dia 11 de Junho, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.