Notícias
Estudantes da Pós-Graduação do ON/MCTI são contemplados com Bolsa Nota 10 da FAPERJ
Estudantes do Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao MCTI – foram contemplados pelo programa Bolsa Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Na quinta-feira (14), a FAPERJ divulgou a relação dos contemplados na primeira janela anual de submissão de projetos do Programa de Mestrado e Doutorado Bolsa Nota 10 de 2022. Segundo a fundação, foram concedidas 147 bolsas na modalidade "Mestrado Nota 10" e 137 bolsas na modalidade "Doutorado Nota 10", totalizando 284 bolsas.
A estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON (PPGA/ON), Ayslana Sonally da Silva Souza, orientada pelo pesquisador Dr. Claudio Bastos Pereira, foi uma das contempladas com a Bolsa de Mestrado Nota 10. O PPGA/ON é atualmente coordenado pelo pesquisador Dr. Marcelo Borges Fernandes .
O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geofísica do ON (PPGG/ON), o MSc. Vitor Emmanuel Paes Silveira, orientado pelo pesquisador Dr. Daniel Ribeiro Franco, foi contemplado com a Bolsa de Doutorado Nota 10. O PPGG/ON é atualmente coordenado pelo pesquisador Dr. Sergio Fontes.
Agraciados e orientadores celebram Bolsa Nota 10
Conforme destacou o Dr. Claudio Bastos, o programa Bolsa Nota 10 da Faperj é concedido para os programas de pós-graduação considerados de excelência, com valores diferenciados dos da CAPES para os alunos que tiveram destaque no seu desempenho acadêmico, o que destaca a pesquisa do ON.
Sobre a concessão da bolsa, a sua aluna, Ayslana, destacou: “Sinto-me honrada pela concessão da bolsa Mestrado Nota 10, principalmente, pelo fato de poder contribuir com o trabalho que desenvolvo com meu orientador, Claudio Bastos. Os recursos da FAPERJ serão de grande ajuda para o desenvolvimento das atividades de pesquisa em análise espectroscópica em alta-resolução de estrelas candidatas a estrelas de Bário.”
Para o Dr. Daniel Franco, a concessão desta bolsa é uma ótima notícia para a pesquisa do ON:
“O Programa de Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ é uma das mais importantes iniciativas desta agência, em direção ao desenvolvimento das atividades de C&T em áreas de fronteira do conhecimento no âmbito do estado do Rio de Janeiro. A concessão de uma destas bolsas ao Vitor representa uma ótima notícia e uma oportunidade especial para o meu grupo de pesquisa na área da Geofísica. O Vitor é um jovem pesquisador de perfil acadêmico muito ativo e sua pesquisa é bastante relevante.”.
O projeto de pesquisa do Vitor, além de buscar contribuir com um modelo de idade mais acurado para os testemunhos sedimentares da Expedição IODP 356, visa também investigar as variações climáticas e oceanográficas que vêm ocorrendo ao longo da margem continental do noroeste da Austrália nos últimos 5 milhões de anos através do estudo das propriedades magnéticas destes sedimentos.
“A bolsa FAPERJ Nota 10 reconhece e estimula o esforço que tem sido empenhado no projeto de doutorado. E veio num ótimo momento. Será um incentivo a mais para a metade final do meu doutorado em que o trabalho vem prosseguindo num ritmo mais intenso após os dois últimos anos de restrições a laboratórios devido à crise sanitária causada pela COVID-19”, destacou Vitor.
Coordenadores da Pós-Graduação do ON destacam excelência da instituição
De acordo com o Dr. Marcelo Borges, coordenador do PPGA, o programa Bolsa Nota 10, além de premiar os alunos com excelente desempenho, também é uma forma de prestigiar as pós-graduações que têm nota 5, 6 e 7 na avaliação da CAPES:
“Assim, como o programa de Pós-Graduação em Astronomia do ON tem nota 6, nós fomos beneficiados com essas bolsas.”
Na mesma linha, Sergio Fontes, coordenador da PPGG, ressaltou que o programa Nota 10 contempla programas de excelência no Rio de Janeiro, como é o caso do Observatório Nacional.
“Além disso, o fato das bolsas da FAPERJ terem valor mais alto que a da Capes e CNPq representa um pequeno alento para os nossos estudantes, considerando o alto custo de vida no Rio de Janeiro”, destacou Sergio.
Sobre o Programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ
O programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ tem como objetivo incentivar os programas de pós-graduação do Estado do Rio de Janeiro de significativa excelência, mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico.
As bolsas do programa contemplam apenas os últimos 12 meses de curso para os alunos de mestrado e os últimos 24 meses de curso para os alunos de doutorado.
Para serem contemplados, os proponentes precisam ser alunos de programas de pós-graduação stricto sensu com conceitos 5, 6 ou 7, na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Resultado: Programa Mestrado Bolsa Nota 10 - 2022/1
Resultado: Programa Doutorado Bolsa Nota 10 - 2022/1