Notícias
Especialista da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia dará palestra sobre Gestão de Projetos da Comunidade Europeia
O Observatório Nacional (ON/MCTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, promoverá, em 29 de outubro, um evento com a Dra. Thais Mothé-Diniz, analista sênior da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Ela apresentará a palestra "Navegando pelo Ecossistema de Pesquisa Europeu: Oportunidades e Estratégias para Cientistas Brasileiros".
A Dra. Thais fez mestrado e doutorado no ON, e trabalha há 9 anos com gerência de projetos de pesquisa em ciências exatas e naturais, tendo experiência na gestão de grandes consórcios envolvendo ciência e indústria. O propósito da sua visita é compartilhar essa experiência com os pesquisadores do ON e oferecer dicas sobre como aderir à oferta de projetos europeus, onde encontrar as chamadas, e quais são os principais critérios de avaliação dos projetos nos editais. A Dra. Thais tem participado no gerenciamento de projetos focados em pesquisa e inovação (RIA) com uma escala de maturidade tecnológica (TRL) média.
Trata-se de uma excelente oportunidade para o corpo científico e técnico do ON se inteirar acerca de como buscar novas oportunidades de parcerias internacionais e aproveitar fontes alternativas de financiamento externo.
A palestra ocorrerá a partir das 14h. Segue o resumo da apresentação.
Título: Navegando pelo Ecossistema de Pesquisa Europeu: Oportunidades e Estratégias para Cientistas Brasileiros.
Palestrante: Dra. Thais Mothé-Diniz - analista sênior da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
Data: 29 de outubro - 14h.
Resumo: Para pesquisadores em geofísica, astrofísica e áreas afins, a colaboração internacional é cada vez mais crucial para o avanço da ciência de ponta. O programa Horizon Europe da União Europeia oferece oportunidades significativas de financiamento e parcerias, mas navegar neste sistema complexo requer tanto "insights" estratégicos quanto ferramentas práticas.
Com base em nove anos de experiência na coordenação de grandes consórcios de pesquisa na NTNU, incluindo projetos com parceiros industriais, apresentarei parte da minha experiência na gestão de ações multidisciplinares de pesquisa e inovação (RIA) no âmbito do Horizon. A palestra apresentará a estrutura do Horizon Europe, com foco em clusters temáticos relevantes para as ciências naturais, e descreverá como a excelência, o impacto e a implementação são avaliados pela Comissão Europeia.
Além disso, apresentarei uma breve visão geral das principais ferramentas digitais, como ResearchConnect e CrowdHelix, que apoiam a busca por chamadas, oportunidades de financiamento e parceiros internacionais. A palestra fornecerá orientações estratégicas e dicas práticas para pesquisadores brasileiros interessados em se engajar no ecossistema de pesquisa europeu.