Notícias
Do espaço-tempo aos terremotos: ON leva ciência interativa à maior feira científica da América Latina
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), marcou presença na ExpoT&C 2025 — Exposição de Ciência, Tecnologia e Cultura — realizada de 13 a 19 de julho no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife. A mostra integrou a programação da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerado o maior evento científico da América Latina.
Ministra do MCTI, Luciana Santos, visitou o estande do ON
Com o tema “Progresso é Ciência em Todos os Territórios”, a SBPC reuniu cientistas, professores, estudantes, gestores públicos e a sociedade em geral para debater caminhos para o avanço da ciência e da inovação no Brasil, destacando a importância de difundir o conhecimento em todas as regiões do país. O diretor do ON, Dr. Jailson Alcaniz, também marcou presença no evento, representando a instituição em reuniões com a ministra do MCTI, Luciana Santos.

- .
Diretor do ON, Dr. Jailson Alcaniz, marca presença no evento
No estande do Observatório Nacional, o público pôde vivenciar experimentos que aliam Astronomia, Geofísica, Tecnologia e Inovação. Um dos destaques foi o Livrão da Astronomia com Realidade Aumentada, que permitiu aos visitantes explorar planetas, estrelas e galáxias em 3D.
Livrão da Astronomia com Realidade Aumentada
Outra experiência imersiva foi oferecida com os óculos de realidade virtual, que possibilitaram passeios virtuais pelo campus do ON e até uma jornada pela superfície lunar.
Passeio no campus do ON e na superfície da lua com Realidade Virtual
Entre as atrações, esteve ainda o experimento espaço-tempo, que ilustrou, de forma didática, a distorção do espaço-tempo provocada por corpos de grande massa, conforme previsto na Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.
Experimento da curvatura espaço-tempo
O público também conferiu miniaturas impressas em 3D dos asteroides Bennu, 433 Eros e 436724 (2011 UW158) — este último mapeado pelo Projeto IMPACTON, do Observatório Nacional, que opera o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), localizado em Itacuruba (PE).
Espaço IMPACTON/OASI
Outro ponto alto foi a observação do Sol com telescópio coronado, realizada em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins, permitindo uma experiência única de visualização de detalhes da nossa estrela.
Observação do Sol
Na área de Geofísica, o destaque ficou por conta da Mesa do Terremoto, uma simulação interativa que explicou ao público como os tremores são registrados no Brasil e apresentou a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), coordenada pelo ON em colaboração com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Mesa do Terremoto
Além das atividades práticas, os visitantes puderam conhecer mais sobre a história e as contribuições do Observatório Nacional para a ciência nacional e internacional, seus principais serviços prestados à sociedade como geração da Hora Legal Brasileira, programas de pós-graduação e de iniciação científica e iniciativas de popularização da ciência.
Estande do ON na SBPC recebe visitantes
A participação do ON se estendeu à programação de palestras da SBPC. No dia 14, o Dr. Gilberto Leite abordou o tema “Terremotos no Brasil e a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR)”.
No dia 15, a Dra. Plícida Arcoverde, pós-doc do ON, participou da programação da SBPC Mulher, ministrando a palestra “Mulheres na Astronomia: um breve histórico”.
No dia 16, o Dr. Jorge Eduardo Mansur discutiu “IA na Educação: Entre a Personalização Preditiva e a Criatividade Generativa”.
Palestra sobre IA na Educação
Já no dia 18, o Dr. Felipe Ávila apresentou a palestra “Ferramentas de Aprendizado de Máquina na Análise de Dados Cosmológicos”.
Palestra sobre Aprendizado de Máquina
A programação contou ainda com a oficina de mão na massa (hands-on) “Faça a sua nebulosa e leve-a para sua casa”, conduzida pela Dra. Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP/ON).
Oficina de Nebulosas
A presença do Observatório Nacional na ExpoT&C 2025 reforça seu compromisso de aproximar ciência, tecnologia e inovação da sociedade, inspirando novas gerações para o futuro da pesquisa no Brasil.
Parte da equipe do ON na SBPC
A exposição em celebração aos 40 anos do MCTI, o ON também recebeu destaque por ser a mais antiga unidade de pesquisa do Ministério, com quase 200 anos de existência.
Exposição dos 40 anos do MCTI
Representaram o ON na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): Josina Nascimento (gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência - DICOP/ON), Vanessa Araujo (designer da DICOP/ON), Lorena Amaro (jornalista da DICOP/ON), Jorge Eduardo Mansur (chefe da Divisão de Tecnologia da Informação – DITIN/ON), Alex Sandro de Souza de Oliveira (mestre em Novas Tecnologias Digitais em Educação e servidor), Felipe Ávila (astrônomo e pós-doc), Plícida Arcoverde (astrônoma e pós-doc), Gilberto Leite (servidor da Coordenação de Geofísica), Eveline Sayão (bolsista PCI em Geofísica), Tiago Francisco (astrônomo e pós-doc).