Notícias
Ciência no Rádio explica o que é matéria escura e fala da colaboração entre ON e NASA
O Ciência no Rádio desta quarta-feira, 22 de julho, aborda um dos assuntos mais desafiadores da Ciência: matéria escura.
A entrevistada é a Dra. Clarissa Siqueira, pesquisadora adjunta do Observatório Nacional (ON/MCTI). A cientista é uma das autoras de um estudo internacional que propõe uma solução para a busca pela matéria escura, a substância invisível que compõe a maior parte da massa do universo.
Em parceria com a Dra. Maíra Dutra e a Dra. Tonia Venters, ambas cientistas do NASA Goddard Space Flight Center, a Dra. Clarissa investigou como a próxima geração de telescópios espaciais poderá detectar sinais de partículas de matéria escura na escala de massa sub-GeV, conhecidas como matéria escura leve. Por décadas, a ciência buscou por partículas pesadas, mas a falta de resultados conclusivos motivou as três pesquisadoras a mudarem o foco para essas candidatas mais leves, que exigem tecnologias de detecção muito mais precisas.
O estudo foca no modelo que propõe a existência de uma espécie de "ponte" entre a matéria comum e a escura. Segundo a pesquisa, quando as partículas de matéria escura interagem através dessa ponte, elas podem se aniquilar e produzir raios gama, uma forma de luz extremamente energética que telescópios espaciais conseguem captar. Essas interações deixam rastros únicos no espaço, como se fossem "impressões digitais" de luz, que aparecem no formato de linhas monocromáticas ou espectros em formato de "caixa", permitindo que os cientistas identifiquem a massa exata da partícula de matéria escura.
O assunto é complexo, e por isso a Dra. Clarissa vai explicá-lo de uma maneira bem didática no episódio desta semana. A cientista contará, por exemplo, por que se estuda matéria escura e no que consiste a colaboração entre o ON e a NASA.
O Ciência no Rádio é uma parceria entre a Rádio MEC e o ON e existe desde 2015. O programa começa às 7h10min.
AVISO
Notícia veiculada durante o período do defeso eleitoral e de acordo com as regras do mesmo, conforme Resolução nº 23.760 (02/03/2026) e as condutas vedadas.