Notícias
Ciência no Rádio explica a cooperação internacional do ON em pesquisa de energias renováveis
Se Brasil e Uruguai fazem o campo pegar fogo quando se enfrentam no futebol, fora dos estádios os dois vizinhos estão jogando no mesmo time a favor das energias que não queimam combustíveis fósseis, ou seja, das energias renováveis.
Por isso, o Ciência no Rádio desta quarta-feira, 3 de dezembro, fala do acordo que o Observatório Nacional (ON/MCTI) firmou com duas universidades do Uruguai. O objetivo é fortalecer o intercâmbio científico com foco na energia geotérmica, uma fonte limpa que aproveita o calor natural do interior da Terra.
Como parte dessa parceria, o Tecnologista Sênior do ON doutor Fábio Vieira, foi ao Uruguai para ministrar um curso em geotermia e participar de uma campanha de campo. Lá no nosso vizinho o doutor Fábio realizou medições de temperatura em poços artesianos para entender o comportamento térmico do subsolo e avaliar o potencial de exploração da energia geotérmica na região.
Nesta entrevista, o doutor Fábio explica o significado dessa cooperação, o papel da energia geotérmica no futuro energético, como foi a atividade de campo que ele realizou no Uruguai e de que maneira os resultados podem gerar benefícios práticos para o Brasil e para o mundo na geração de energia limpa.
Sobre o Programa Ciência no Rádio
O programa Ciência no Rádio é resultado de uma parceria do Observatório Nacional (ON) com a Rádio MEC, criada em 2015 para levar ao público informações científicas ligadas às três áreas de atuação do ON: astronomia e astrofísica, geofísica, metrologia em tempo e frequência. São quase 500 programas ao longo desses anos! E todos estão disponíveis em nosso site e em nosso Spotify.
Não perca! Na 4ª feira, dia 3 de dezembro, às 7h10min!
Programa Rádio Sociedade, quadro Ciência no Rádio, Rádio MEC AM.