Notícias
MDA NA COP30
Agendas do MDA na COP30 envolvem a recuperação de áreas degradadas, cultivo de alimentos como solução climática e transição agroecológica
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, apresentará uma série de agendas voltadas à sustentabilidade e a resiliência climática no Brasil, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada entre os dias 10 e 21 deste mês na cidade de Belém (PA).
Entre as principais propostas estão os programas de recuperação de áreas degradadas por meio do cultivo de alimentos da sociobiodiversidade e de culturas de curto prazo, o apoio à transição agroecológica, o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção de soluções inovadoras para o enfrentamento dos desafios climáticos.
Com esses debates, o MDA pretende reforçar o papel central da agricultura familiar como protagonista na construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável, capaz de gerar renda, preservar os recursos naturais e contribuir para a segurança alimentar e nutricional do país.
A comitiva do MDA é liderada pelo ministro Paulo Teixeira e conta também com a participação da secretária-executiva, Fernanda Machiaveli, a subsecretária de Mulheres Rurais, Viviana Mesquita, o secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, Moisés Savian, a secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar, Ana Terra, o secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais, Edmilton Cerqueira e o secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia, Vanderley Zíger.
Durante a COP30, o MDA irá apresentar cinco agendas prioritárias o Programa Nacional Florestas Produtivas, Plano de Aceleração de Soluções (PAS TERRA), Cozinha Show, Feira da Agricultura Familiar e a oferta de alimentos da agricultura familiar no evento.
Programa Nacional Florestas Produtivas
O principal objetivo do programa está em, por meio da produção de alimentos saudáveis e de produtos oriundos da sociobiodiversidade, restaurar áreas alteradas ou degradadas. As ações do Programa Nacional de Florestas Produtivas se baseiam na recuperação florestal, ampliação da assistência técnica e extensão rural e do acesso ao crédito, do financiamento para o desenvolvimento dos sistemas agroflorestais e do fomento de práticas agrícolas mais resilientes às mudanças do clima.
Plano de Aceleração de Soluções (PAS) TERRA
Tem como objetivo integrar agroecologia e a agrofloresta (AE/AF) para atuarem como solução global para as ações climáticas, principal ponto de debate da COP30 este ano. Além disso vai contribuir para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, geração de renda, melhoria do acesso a alimentos saudáveis.
A Cozinha Show Receitas Ancestrais “Saberes e Fazeres de Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil” será instalada no Espaço Gastronômico: Comida, Tradição e Cultura do Pavilhão da Sociobiodiversidade, na AgriZone. Serão realizadas 10 oficinas, entre os dias 11 e 20 de novembro, onde as equipes técnicas do Cozinha Show irão preparar 30 receitas e promover trocas de saberes e fazeres técnicos e científicos sobre os alimentos, em sintonia com as políticas públicas e os temas debatidos na Conferência.
O ambiente será voltado à exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, da economia solidária, de povos indígenas e de comunidades tradicionais reunindo saberes, sabores e práticas que refletem a diversidade cultural e ambiental do país. Localizado na Green Zone, o espaço reunirá diversos expositores representando os cinco biomas brasileiros, com produtos de origem como cajuína, cachaças, biscoitos, rapadura, beiju, doce de leite, papelaria, peças produzidas por artesãos e indígenas de diversas aldeias.
Oferta de alimentos da agricultura familiar
Pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para o evento serão provenientes da agricultura familiar e da sociobiodiversidade local, reforçando o compromisso com uma alimentação sustentável e inclusiva. Ter produtos da agricultura familiar compondo o cardápio da conferência representa um importante avanço na valorização desses trabalhadores do campo.
Assessoria de Imprensa do MDA:
Mariana Sacramento / 61 98164-3174
Marcelo Carota / 61 99964-9448
José Chrispiniano / 11 95022-1224