Notícias
COP30
MDA marca presença no Espaço da Biodiversidade durante a COP 30 em Belém
Pela primeira vez, o bioma amazônico será o cenário da Conferência das Partes (COP 30), principal evento global das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. A cidade de Belém (PA) reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir e negociar soluções de enfrentamento ao aquecimento global e a outros desafios ambientais.
Entre os espaços de destaque da conferência estará o Espaço da Biodiversidade – Produtos Sustentáveis do Brasil, que contará com a participação ativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O ambiente será voltado à exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, da economia solidária, de povos indígenas e de comunidades tradicionais reunindo saberes, sabores e práticas que refletem a diversidade cultural e ambiental do país.
Localizado na Green Zone, o espaço reunirá diversos expositores representando os cinco biomas brasileiros, com produtos de origem como cajuína, cachaças, biscoitos, rapadura, beiju, doce de leite, papelaria, peças produzidas por artesãos e indígenas de diversas aldeias.
A ação reforça o compromisso do Governo do Brasil, por meio do MDA, com a promoção da agricultura familiar e o reconhecimento do papel fundamental dos povos indígenas e das comunidades tradicionais na conservação da floresta, no manejo sustentável e na preservação da sociobiodiversidade.
Para o MDA, a iniciativa é também uma oportunidade de mostrar ao mundo que é possível produzir com respeito à natureza, fortalecendo as economias locais e promovendo a bioeconomia amazônica.
O “Espaço da Biodiversidade – Produtos Sustentáveis do Brasil” é uma parceria interministerial, coordenada pelo MDA em conjunto com a Secretária-geral da Presidência da República (SG/PR), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Funai. A iniciativa abre espaço para novos mercados, parcerias e reconhecimento internacional, fortalecendo cadeias produtivas da agricultura familiar e dos produtos da sociobiodiversidade.
O espaço também contará com intervenções culturais e momentos de valorização da cultura regional. A presença desses povos e produtores na COP 30 envia um recado claro: não há transição ecológica sem justiça social e sem a inclusão de quem vive das e pelas florestas.
Serviço
📍 Local: Espaço Green Zone – Belém (PA)
📅 Data: 10 a 21 de novembro de 2025 – das 9h às 20h
📞 Contato: (61) 9844-0450 – Lucas Lemos (Coordenador de Aquisição de Alimentos – MDA).