Notícias
Retrospectiva 2025
Salta Z e Ouvidoria chegam a comunidades no segundo trimestre
Funasa_MDHC_Melgaço
O segundo trimestre de 2025 marcou uma virada na agenda da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com a intensificação de entregas e ações concretas em territórios prioritários. Entre abril e junho, a Fundação avançou em iniciativas para levar soluções de saneamento a comunidades da Amazônia, reforçando o compromisso com populações historicamente mais vulneráveis, além de ampliar o processo de escuta das necessidades da população em diversos estados, para promover melhorias nos serviços prestados.
Em abril, a Funasa ampliou sua presença no Pará, com a entrega de um Sistema de Tratamento Simplificado de Água (Salta-Z) ao município de Melgaço, no arquipélago do Marajó. A entrega ocorreu durante visita da comitiva da Ouvidoria Itinerante do Programa Cidadania Marajó, uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Além da entrega da unidade de Salta-Z, foi assinado um protocolo de intenções para o fortalecimento das ações de tratamento e abastecimento de água na região, considerada uma das mais desafiadoras do país em termos de acesso a serviços de saneamento.
A região permaneceu no foco da Funasa durante o ano. No Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó, em setembro, em Soure (PA), a Funasa celebrou protocolo de intenção com a prefeitura de Soure e reafirmou o compromisso com o município de Melgaço para a instalação de novas unidades da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água (SALTA-Z).
Escuta Pró-Ativa
Ainda em abril, foi a vez de a Funasa realizar uma expedição em Muribeca (SE), há 72 quilômetros de Aracaju, com o programa de Escuta Pró-Ativa da sua Ouvidoria. Uma série de entrevistas, entre os dias 23 a 25 de abril, avaliou a percepção da população local sobre as intervenções realizadas, além de identificar impactos sociais e sanitários e pontos de melhoria para futuras ações.
Essa iniciativa se estendeu durante o ano, percorrendo cerca de 20 municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraná, Sergipe e Rio de Janeiro. Para Ribeiro, a Escuta Pró-Ativa é um passo marcante na relação da Funasa com seus beneficiários, pois contribui para reforçar o papel estratégico da Ouvidoria como elo qualificado entre os beneficiários, os entes municipais e a administração pública.
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448