Notícias
Funasa entrega Salta-Z a Melgaço-PA e assina protocolo de intenções
Ouvidoria Itinerante do Marajó tem como objetivo principal democratizar e promover a cidadania através de ações como a escuta qualificada, a partir do recebimento e acolhimento de denúncias e demandas da população
Entre os dias 12 e 13 de abril, a comitiva da Ouvidoria Itinerante do Programa Cidadania Marajó, uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), participou da ação na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental O Mundo da Criança, no município de Melgaço (PA). A ação integrada tem como objetivo garantir o acesso da população a direitos básicos, como saúde e emissão de documentos, além de promover a escuta ativa dos moradores da região.
Durante a expedição, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) marcou presença na comitiva, representada pelo diretor de Administração, Jacy Rodrigues, e fez a entrega de uma Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita (Salta-Z). Em seguida, foi assinado um protocolo de intenções para a aquisição de mais cinco unidades da tecnologia para o município.
Jacy Rodrigues destacou a relevância da Ouvidoria Itinerante, que é uma oportunidade ímpar de estar em contato com a população mais longínqua do país e captar as demandas locais. "Precisamos fazer um socorro imediato à ilha de Marajó, especialmente ao município de Melgaço. A Funasa tem o compromisso de levar saúde e cidadania a todos os brasileiros, especialmente àqueles que vivem em regiões mais remotas e vulneráveis. A nossa participação na Ouvidoria Itinerante é uma oportunidade de dialogar com a população de Melgaço, entender suas necessidades e apresentar soluções para garantir o acesso à água de qualidade e promover a saúde e o bem-estar de todos".
O prefeito de Melgaço, Zé Viegas, também se manifestou sobre a importância da iniciativa: "Estamos inaugurando a nossa primeira unidade de atendimento, Salta-Z, com a presença de todos que estão conosco desde 30 de março. É com todo o nosso carinho e respeito que reconhecemos o trabalho de vocês".
O vice-prefeito de Melgaço, Adiel Moura de Souza Junior, comentou sobre a importância da ação: "Já estive em Breves, recebendo o diretor de Administração da Funasa e o secretário do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Já viemos a Melgaço e, graças a Deus, essa ação conjunta do governo municipal, o prefeito José Viegas, junto com todos esses órgãos parceiros, inauguramos uma unidade da Salta-Z".
"Esta era a nossa água antes da Funasa (turva), e esta é a nossa água depois da Funasa (límpida). Somos veementemente gratos à equipe da Funasa, que fez toda a diferença por todos nós. Agora, não apenas o hospital municipal de Melgaço terá água tratada e filtrada, mas toda a população que tiver interesse pode vir buscar água aqui no muro do hospital municipal, onde estão as torneiras", ressaltou Daniel Balbi, secretário municipal de Saúde de Melgaço.
O secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Teixeira, ressaltou a importância das políticas públicas: "De acordo com o histórico, a realização de uma política pública e a entrega efetiva são demandas do presidente Lula. O nosso objetivo é chegar onde a população está e mudar a vida das pessoas".
Sobre a Ouvidoria Itinerante
A Ouvidoria Itinerante do Marajó tem como objetivo principal democratizar e promover a cidadania através de ações como a escuta qualificada, a partir do recebimento e acolhimento de denúncias e demandas da população; divulgação de serviços e informações sobre os direitos e deveres dos cidadãos e os serviços oferecidos pelo MDHC; articulação interinstitucional com o fortalecimento das redes de proteção social e promoção da cooperação entre os diferentes níveis de governo; e estímulo ao controle social por meio da participação da sociedade civil no monitoramento das políticas públicas.
O território possui características próprias. O diálogo e a interação com a população local, instituições e movimentos sociais ajudam na formulação de políticas públicas culturais e ambientais, desenvolvidas com base na realidade regional.